SCidades e Prefeitura de Sobral conhecem viabilidade do Projeto do Condomínio Verde

7 de março de 2017 - 12:27 # # #

R20170306 164953

Nesta segunda-feira (6), o secretário das Cidades, Jesualdo Farias, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e os coordenadores da SCidades, Alceu Galvão e Carolina Rocha, reuniram-se com representantes da consultoria RPG para tratar sobre o Consórcio de Sobral e para analisar os resultados da consultoria sobre os estudos do Plano de Negócio do Condomínio Verde.

Na reunião foi apresentada a viabilidade para a instalação do Condomínio Verde a partir dos resíduos sólidos que serão ofertados pelas Centrais Municipais de Reciclagem. Os próximos passos em relação à instalação do Condomínio Verde serão a aquisição de terrenos, busca por recursos para a implantação da infraestrutura, definição do modelo de gestão e do projeto executivo do equipamento.

O condomínio verde

O Condomínio Verde será um parque de unidades de processamento e industrialização de materiais recicláveis. O projeto é desenvolvido pela Secretaria das Cidades, através do Projeto de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú, em parceria com a Coordenadoria de Saneamento. Uma das vantagens é que os serviços comuns, como portaria, segurança, área administrativa, balança rodoviária, dentre outros, vão ser utilizados de forma compartilhada pelas empresas que se instalarem no local, diminuindo os custos individuais de cada uma delas. Assim, o condomínio irá potencializar e fortalecer o setor de reciclagem da região.

Modelo de Gestão do Consórcio

Também foi definido em reunião entre a consultoria RPG e os representantes dos consórcios de resíduos sólidos de Sobral e de Limoeiro, juntamente com técnicos da SCidades, as diretrizes para o modelo de gestão de resíduos sólidos. A proposta é que ainda no mês de março a consultoria elabore os instrumentos que possam legalizar a estrutura técnica administrativa que vai gerenciar os serviços da gestão integrada de resíduos sólidos.

07.03.2017

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades