#MêsdaMulher: Sejus implanta espaços que ampliam assistência à saúde no presídio feminino

7 de março de 2017 - 15:26 # # # #

A assistência à saúde da mulher privada de liberdade ganha um reforço neste dia oito de março. O Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa inaugura uma sala de incentivo à amamentação e recebe novos equipamentos para atenção à saúde das gestantes e seus filhos. A inauguração dos espaços ocorre em evento que celebra o Dia da Mulher e terá a participação da secretária da Justiça e Cidadania do Estado, Socorro França. O evento ocorre às 10h, no presídio feminino, e será encerrado com apresentação da banda Kbra da Peste.

A sala de incentivo à amamentação, localizada no interior da Creche Irmã Marta, é resultado de uma parceria com a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), da Universidade Federal do Ceará. A sala foi ambientada para estimular a o aleitamento materno entre os bebês filhos das internas do IPF e deve, ainda, servir como incentivo à doação do leite materno para a Meac. O espaço foi adaptado seguindo os padrões da vigilância sanitária. A Maternidade também realizou treinamento com enfermeiras e técnicas de enfermagem da unidade prisional para fazer o manuseio dos equipamentos instalados.

No módulo de saúde, a sala de atendimento ginecológico ganhou novos equipamentos que permitirão melhor assistência à saúde da mulher, esteja ela em gestação ou não. São aparelhos de ultrassom, mesa ginecológica, cadeira de rodas, detector de batimentos fetais e estetoscópio infantil, entre outros. O aparelhamento materno-infantil é fruto de um convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e, além do presídio feminino, ocorrerá nas cadeias de Juazeiro do Norte e Sobral. Para as três unidades beneficiadas, houve um investimento de R$ 224 mil dos governos federal e estadual.

Para celebrar a data, a Sejus também certificará mulheres que participaram de cursos de capacitação profissional ao longo de 2016. Foram 135 mulheres que participaram dos cursos realizados, frutos de parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Também serão entregues os certificados de remição de pena pela leitura daquelas que participam do projeto Livro Aberto, que a cada livro lido abate quatro dias da pena, além da carteira de artesanato das 30 internas que submeteram à prova da Ceart. Agora, com a carteira de artesã profissional, elas poderão comercializar seus produtos em todos os pontos de venda da Ceart.

“O dia 8 de março é uma data para lembrarmos nossa luta permanente por uma sociedade mais justa para as mulheres. No presídio feminino, tentamos diariamente ofertar melhores condições de vida para as internas e para seus filhos que nascem ali dentro, pois acreditamos que esse cuidado será determinante no futuro de todos”, destaca a secretária Socorro França. Além de melhorarmos o cuidado com a saúde dessas mulheres, buscamos capacitá-las, a fim de mostrarmos a elas novos caminhos que elas possam seguir ao saírem da reclusão.

SERVIÇO:

Dia da Mulher no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa

Quando: 8 de março, às 9h
Onde: IPF – BR 116 km 27

07.03.2017

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará
– (85) 3101-2862 www.sejus.ce.gov.br
email: ascom.sejus@gmail.com
twitter:@sejus_ce
facebook: sejusceara

Expediente imprensa 09jan 2017-01