Vice Governador

21 de março de 2011 - 15:52

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho (PROS) foi eleita a primeira vice-governador mulher do estado do Ceará no último dia 26 de outubro de 2014, pela coligação “Para o Ceará Seguir Mudando”, encabeçada por Camilo Santana (PT), governador eleito para o período 2015-2018. A vice-governadora eleita se destacou no meio político com sua gestão à frente da Secretaria de Educação do Ceará, entre 2007 e 2014, quando levou o estado a ser referência no país no setor. Ela foi também secretária de Educação de Sobral de 2005 a 2006 e subsecretária de Desenvolvimento da Educação na gestão municipal de 2001 a 2004.

Izolda Cela nasceu em Sobral e é casada com José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Veveu, atual prefeito da cidade. Tem quatro filhos e é a segunda de uma família de cinco irmãos. A mãe era professora de ensino fundamental, natural de Camocim. O pai, médico, de Santa Quitéria.

A vice-governadora eleita é mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Tem Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, além de Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará. É Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará e Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Psicóloga escolar com experiência na educação de crianças e jovens iniciada no Colégio Sobralense de 1986 a 1988. Integra, desde 1989, a diretoria pedagógica da Escola Arco-íris, em Sobral. Tem experiência em clínica no atendimento de crianças, atuando na Clínica de Desenvolvimento Integrado (CDI), em Sobral, de 1991 a 1995.

Na Universidade, exerceu o cargo de pró-reitora adjunta de Extensão e coordenou o Programa Alfabetização Solidária desde sua implantação, em 97, até dezembro de 2000. Também através da Universidade, integrou a equipe de apoio pedagógico ao CAIC, escola municipal de ensino infantil e fundamental vinculada ao curso de Pedagogia (95 a 97), exercendo a função de orientadora de professoras de 1ª série na área da Psicogênese da Língua Escrita.