Policiamento comunitário chega a mais 18 municípios

6 de setembro de 2010 - 18:04

Parte do efetivo vem da posse de mais 1.581 policiais que serão agregados ao programa Ronda do Quarteirão. Número de áreas passará das atuais 213 para 249 em todo o Estado.

 

A terceira fase do Programa Ronda do Quarteirão inicia-se no próximo dia 8, quarta-feira, quando 18 municípios com população estimada entre 50 mil e 80 mil habitantes serão contempladas pelo projeto de policiamento comunitário. A população de Tauá (337 quilômetros de Fortaleza), contará com o reforço do efetivo a partir das 19 horas do dia 8, quando as viaturas 2786 e 2787 iniciarem o patrulhamento da região.

 

No total serão acrescidas 36 novas áreas nos municípios escolhidos. Com o incremento, passarão das atuais 213 para 249 o total de áreas de até três quilômetros que compõem a proposta de polícia cidadã do Ronda do Quarteirão.  Já o número de municípios passa dos 24 para 42 até 18 de setembro, uma elevação de 75% no total de cidades com o policiamento comunitário.

 

Seguindo a proposta de aliar a tecnologia ao policiamento comunitário, cada viatura é equipada, dentre outros mecanismos, com um sistema de monitoramento via satélite e um computador que permitirá aos policiais saber, por exemplo, se algum suspeito possui mandado de prisão em aberto.  Cada viatura contem câmeras que visualizam as ações dentro e fora do veículo, gravando as ações policiais.

 

Efetivo

 

Parte do efetivo para a ampliação do Ronda do Quarteirão vem da formação de 1.581 novos policiais militares. A cerimônia de posse acontece no dia 8 de setembro, às 9 horas, no Centro de Convenções. Segundo o secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), coronel Joel Brasil, todos os novos policiais serão empregados ao Ronda do Quarteirão. “A ideia é renovarmos parte dos atuais policiais para que eles expandam os conceitos de policiamento comunitário assimilados durante seus períodos no Ronda para o restante da Polícia Militar”, destaca Joel Brasil.

 

Durante quatro meses, alunos do curso de formação – realizado pela SSPDS em parceria com a Fundação da Universidade Estadual do Ceará (Funece) – participaram de mais de 1.020 horas-aula. Foram ministradas instruções sobre defesa pessoal, direitos humanos, utilização de armas não-letais, como taser, além da realização de 250 tiros durante o curso. Os alunos com carteira de habilitação foram, também, capacitados no curso de direção de veículos de emergência.

 

Serviço:

 

A solenidade de posse dos 1.581 policiais acontece às 9 horas do dia 8, no Centro de Convenções. No dia 8 de setembro o Ronda será lançado em Tauá, às 19 horas.

 

Saiba mais

 

A primeira fase do Ronda do Quarteirão iniciou-se em 2008 em Fortaleza e municípios da região  metropolitana da Capital.
A segunda fase do programa foi a ampliação do policiamento comunitários às cidades com mais de 80 mil habitantes, totalizando ao final 24 municípios contemplados com o projeto.

 

Desde sua implantação o Programa Ronda do Quarteirão e sua metodologia, de aliar uma formação mais humana ao policial aliada à tecnologia, foi visitado por policias de estados como o Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, além de militares do Distrito Federal.

 

Ronda em números

 

42* – Total de municípios com o programa
249* – Total de áreas do Ronda no Estado
2000 – Armas apreendidas
*Número já contem a ampliação

 

Municípios cobertos pelo Ronda:

Região Metropolitana de Fortaleza,Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Itaitinga, Maranguape, Pacajus, Horizonte, São Gonçalo do Amarante, Guaiuba, Cascavel, Pindoretama, Chorozinho

 

Interior do Estado

Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Barbalha, Iguatu, Itapipoca, Crateús .  Com a ampliação, serão incorporados os municípios de: Tauá, Limoeiro do Norte, Russas, Morada Nova, Brejo Santo, Icó, Boa Viagem, Quixeramobim, Acopiara, Tianguá, Viçosa do Ceará, Camocim, Granja, Acaraú, Itapajé, Trairi, Aracati e Beberibe.

 

06.09.2010

 

Assessoria de Imprensa da SSPDS:
Marcos Cavalcante -(85) 3101-6518/ (85)8766-0028