Maciço de Baturité já conta com o CEO e o Pró-Cidadania

9 de abril de 2010 - 14:50

A partir desta sexta-feira (9), a população da Região do Maciço de Baturité passam a contar com os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e com o reforço na área de segurança do Pró-Cidadania. Na noite desta quinta-feira (8), o governador Cid Gomes inaugurou o CEO do Maciço de Baturité, sediado no município de Baturité. Em todo o Ceará, até o fim deste ano, 16 novos CEOs estarão funcionando. Segundo o Governador, esse projeto se traduz como uma ação de democratização da saúde pública.     “Temos procurado fazer as coisas muito bem feitas e com qualidade porque é para servir quem mais precisa, que é a população mais pobre do nosso Estado”, disse Cid. No CEO da região de Baturité, foram investidos R$ 2,2 milhões para a construção e aquisição de equipamentos e atenderá, além de Baturité, os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti .

O Governador destacou a importância da parceria do Estado com os municípios para a gestão do CEO, que aportará recursos mensais da ordem de R$ 200 mil. “Todos os programas só vão funcionar bem se contar com a parceria dos municípios”, afirmou. Cid também explicou que entre uma ação sair da idéia e virar a realidade muitos obstáculos têm que ser ultrapassados. Em Baturité, já estão sendo concluídas as obras de construção de uma Policlínica com a oferta de 10 especialidades médicas. De acordo com o Governador, o equipamento deverá ser inaugurado até o próximo mês de junho. Serão 21 policlínicas. Uma em cada microrregião do Ceará.

Já o secretário da Saúde, Arruda Bastos lembrou que só nesta semana muitas ações na área da saúde saíram do papel e citou: “Assinamos a ordem de serviço do CEO de Brejo Santo e também da Policlínica de Iguatu e hoje estão concluídas”, disse. O secretário disse que no total, só nessa gestão são 39 novos equipamentos de saúde implantadas em todo o Ceará.

Segurança

Ainda em Baturité, Cid Gomes e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, lançaram o programa Pró-Cidadania para os município daquela região, além de Baturité, Capistrano, Mulungu, Barreira, Palmácia e Aracoiaba passam a ter a ação do Pró-Cidadania. O programa vai reforçar a segurança em municípios com menos de 50 mil habitantes, através de convênio com as prefeituras.

O Pró-Cidadania prevê a contratação temporária de agentes de cidadania para os pequenos municípios do Estado, mediante remuneração. Para cada agente de cidadania pago pelas prefeituras, o Estado se responsabilizará pelo pagamento de outro. Além disso, caberá ao Governo a responsabilidade de treinar o pessoal e custear os uniformes, assim como todos os equipamentos necessários a execução das atividades.

Cada município também será contemplado com uma viatura para atender às demandas dos agentes. De acordo com Roberto Monteiro, 120 municípios já aderiram ao Pró-Cidadania. Os municípios de Tauá, Ipu, Ipueiras, Ararendá, Poranga, Paracuru e Nova Russas já contam com o Programa. Outros 13 aguardam o lançamento.

09.04.2010

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)