Semace adquire barco para o monitoramento dos recursos hídricos

12 de março de 2010 - 16:41

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) recebeu na última quarta-feira, 10, a sua mais nova aquisição. Trata-se de um barco motorizado, com seis metros de comprimento, que servirá para auxiliar o trabalho realizado pelo Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam) da autarquia, nas coletas de água nos diversos recursos hídricos do Estado. 

 

A embarcação é feita de alumínio e tem capacidade para levar até cinco pessoas. Seu motor funciona em quatro tempos, que tem como características não agredir o meio ambiente e ter menor custo operacional. O equipamento custou R$ 18.200,00, verba essa proveniente da própria Semace. A necessidade da aquisição surgiu através do MAPP – Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Estado. 

 

O Nuam é responsável por monitorar diversas atividades que possam interferir na qualidade do meio ambiente, dentre elas, as que têm a potencialidade de ocasionar algum dano aos recursos hídricos. Por isso, a importância desse barco para subsidiar o trabalho do controle de qualidade realizado pelo setor. 

 

Mais 17 carros 

 

Recentemente, a Semace ampliou sua frota de veículos com mais 17 automóveis, sendo sete Toyotas Hilux e dez Volkswagen, modelo Gol. Atualmente, a autarquia conta com 76 veículos. Mas a meta da superintendente Lúcia Teixeira é chegar a 100 até o fim do ano. Alguns carros já têm computador de bordo, com rastreamento por satélite 24 horas. Esse equipamento auxilia, também, o técnico que está em campo a verificar a veracidade da documentação necessária para que ele desenvolva seu trabalho com mais agilidade e eficácia, como por exemplo guias de autorização para o transporte de matéria prima de origem florestal e licenças ambientais. 

 

 

Assessoria de Imprensa da Semace

Fhilipe Augusto / Luanna Patrícia (85 3101.5554  – 8833.0407)