Pacientes da Policlínica e CEO em Itapipoca são beneficiados com transporte sanitário

5 de junho de 2014 - 13:34

Oito veículos vão servir à população de 272.517 habitantes dos municípios de Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama, no transporte para realização de exames e consultas na Policlínica Dr. Francisco Pinheiro Alves e no Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Hugues Pessoa Amorim, em Itapipoca. A entrega será nesta sexta-feira (06), às 9 horas, na Avenida Anastácio Braga, 2405, bairro Cacimbas, em frente à Policlínica. Os veículos foram adquiridos pelo consórcio público de saúde da região, no valor total de R$ 1.105.000,00. A policlínica e o CEO regionais foram construídos pelo Governo do Estado, que participa do consórcio público de saúde com 60,97% do custeio da Policlínica e 40% do custeio do CEO regional. O restante do custeio da Policlínica é compartilhado entre os municípios da região. No custeio do CEO, além do Governo do Estado e os municípios, há participação do Ministério da Saúde. Sete veículos serão entregues aos municípios participantes do consórcio através de termo de cessão e um servirá ao próprio consórcio para o transporte de insumos e profissionais.

Do tipo I, a Policlínica Regional em Itapipoca oferece consultas médicas especializadas em oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica geral, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, traumato-ortopedia, radiologia e pediatria, além de serviços de apoio diagnóstico como radiologia digital, mamografia digital, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, ultrassonografia, endoscopia digestiva, laringoscopia, audiometria e coleta de patologia clínica, inclusive biópsias. Os serviços de apoio técnico são compostos pela enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia clínica, fonoaudiologia, psicologia e nutrição. Outrossim, realiza ações na sala do pé do diabético, de pequenos procedimentos e troca de gesso. A Policlínica realizou, desde agosto de 2012, 1.817 consultas especializadas, 1.702 exames de imagem, 2.591 exames laboratoriais e 5.471 procedimentos técnicos de enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia clínica, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.

Já o CEO é referência regional para as especialidades de cirurgia oral menor, endodontia, periodontia, ortodontia, próteses e atende pacientes com necessidades especiais. Dispõe de um laboratório de próteses dentária, sala de radiologia digital, onde são realizados radiografias periapicais, panorâmicas e cefalométricas, além de realizar exames de biópsia na cavidade bucal para diagnóstico de lesões bucais como o câncer de boca. De janeiro a abril deste ano, o CEO regional realizou 770 procedimentos e 58 instalações de próteses.

05.06.2014

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 – 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara