Estudante de Carnaubal é selecionada para participar do evento Space Camp, nos EUA
29 de outubro de 2024 - 09:56
#Carnaubal #educação #estudante #eua #Myrian Rodrigues da Silva #SEDUC #Space Camp
Ascom Seduc – Texto
Arquivo Pessoal – Fotos
A estudante Myrian Rodrigues da Silva, de 16 anos, que cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Joaquim Bastos Gonçalves, em Carnaubal, participa desde o último sábado (26) da US Space Camp, em Alabama, nos Estados Unidos, após ter sido selecionada junto com outros quatro brasileiros. A aluna faz parte da Unidade Curricular Eletiva Jovem Empreendedor e, após cumprir os requisitos necessários, foi indicada pela Associação Junior Achievement (JA Ceará), que tem parceria com a Secretaria da Educação (Seduc). O US Space Camp é um acampamento educacional para crianças e adolescentes aprenderem sobre exploração espacial, aviação e robótica. O evento seguirá até o próximo dia 1º de novembro.
“Estou com minhas expectativas lá em cima. A experiência de conhecer mais profundamente a área de astronáutica e poder vivenciar isso em outro país, com jovens da minha idade de todo o mundo, é algo que estava além da minha realidade. E eu espero poder aproveitar cada momento, absorver muito conhecimento e abrir minha mente para novas possibilidades”, comemora a jovem.
Os critérios para a seleção eram ter entre 16 e 18 anos até a data do acampamento, fazer parte de algum projeto da Junior Achievement (no caso, Myrian atua no projeto Miniempresa), ter participado de olimpíada na área de STEAM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), ser proveniente de escola pública ou bolsista em escola particular, ter conhecimento da língua inglesa, além de fazer um vídeo falando em inglês explicando por que gostaria de participar da iniciativa.
“O professor Edson Lima, que dá a eletiva de Jovem Empreendedor, incentivou a nos inscrevermos para a seleção. A princípio, me inscrevi por curiosidade. Mas logo me apaixonei pelo projeto e pela oportunidade de participar do Leadership Challenge Academy no US Space Camp”, explica Myrian. O programa recebeu, ao todo, 44 inscrições de todo o Brasil.
Além de viajar pela primeira vez para fora do país, a estudante cearense também acumulará na bagagem experiências como uma simulação de voo espacial, a baixa gravidade, entre outras atividades.