Governador Elmano de Freitas visita obra de urbanização da Comunidade dos Trilhos

31 de julho de 2024 - 09:22

# # # #

Isabella Campos – Ascom Casa Civil – Texto
Hiane Braun – Casa Civil – Fotos

Passarela leva mobilidade, segurança e qualidade de vida para mais de 530 famílias da Comunidade dos Trilhos

O governador Elmano de Freitas visitou, nesta terça-feira (30), a obra da nova passarela sobre a Via Expressa e a urbanização do entorno na altura da Comunidade dos Trilhos, no bairro Aldeota, em Fortaleza. Realizada pela Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), a obra beneficiará, diretamente, mais de 530 famílias. Também participaram da visita o titular da Seinfra, Hélio Winston; e outras autoridades.

“Essa obra, tenho certeza, é muito importante para a vida dessa comunidade. É a possibilidade de atravessar a Via Expressa sem perigo, em segurança, algo que há muito tempo precisava para essa comunidade e daqui a pouco iremos entregar”, comentou o governador. Durante a visita, o governador conversou com moradores do entorno, como a dona Maria e o seu Mauro, que fizeram pedidos para a obra e agradeceram a iniciativa.

“Estou aqui para conversar com as pessoas, como acabei de conversar com a dona Maria e o Mauro. Fico muito feliz de ter essa nova situação urbanística da comunidade, que demonstra que a nossa vida comunitária pode ser sempre melhorada, e poder fazer isso onde as pessoas mais precisam”, completou Elmano.

A Passarela Vicente Linhares, 8ª passarela do VLT Parangaba-Mucuripe, terá uma extensão de aproximadamente 210 metros de comprimento – travessia principal e rampas de acesso – e altura em torno de 8 metros, e tem como objetivo levar mobilidade, segurança e qualidade de vida para as 537 famílias da Comunidade dos Trilhos. O novo equipamento atende a uma demanda antiga dos moradores da região, que, para economizar tempo, se arriscam na travessia sobre os trilhos da Via Expressa.

As passarelas também representam urbanização dos entornos dos equipamentos, com novas praças, vias pavimentadas, iluminação e esgotamento sanitário em diversos pontos do percurso. Na Comunidade dos Trilhos, junto aos acessos à passarela, a comunidade receberá, em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS), uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre.

O titular da Seinfra, Hélio Winston, informou que toda a obra local foi pensada a partir das necessidades e pedidos da comunidade. “Para essa obra, a ordem foi o diálogo. Nós viemos dialogar com a comunidade, nós colhemos os pedidos deles, junto com o líder comunitário, e estamos trabalhando em cima disso”, compartilhou. De acordo com o gestor, a obra será entregue em setembro de 2024.

Conquista da comunidade

“Tem pessoas aqui de todas as idades. Aqui do lado mora uma senhora de 60 anos, ali na frente, uma de 90 anos, e todos nós estamos gratos, pois nunca imaginamos ter esse espaço de convivência, para além da passarela”, foi assim que Rildson Santos, de 32 anos, líder comunitário da Comunidade dos Trilhos, descreveu o sentimento da comunidade quanto à obra que está sendo finalizada.

Ele ressaltou a importância dessa obra para toda a comunidade. “Isso aqui é uma demanda de muitos anos, uma luta nossa. Porque quando fizeram a Via Expressa e o VLT passou, dividiu a comunidade em duas, e a parte leste não tinha acesso à oeste. Foram muitos anos assim, e do outro lado tem escola, tem lazer, tem o colégio, tem posto de saúde. Agora, com essa passarela, vamos ganhar de volta o nosso acesso a isso tudo”, explicou.

A passarela terá dois acessos, um pela Rua Vicente Linhares, esquina com Rua Fonseca Lobo, e o outro pela Rua Vicente Linhares, esquina com Avenida Engenheiro Santana Júnior e teve um investimento de R$ 5,4 milhões.

Espaço para os moradores

Outro ganho para a comunidade foi a cessão de um prédio desapropriado, pelo Estado, para servir de sede para à nova associação de moradores. No local funcionará o Instituto Comunidade dos Trilhos, que oferecerá aulas de esportes, cursos para a comunidade – como informática e corte-costura – e ainda deverá abrigar cozinha solidária do Programa Ceará Sem Fome.

“Eu sou cria dessa comunidade, estou vivo por conta de projetos sociais, então ter esse prédio para fazer funcionar o instituto é um sonho que está se tornando realidade. Um sonho sonhado por muitos, por toda uma comunidade, que salvará muitos”, compartilhou Rildson. “Nós vamos impactar diretamente na qualidade de vida de muitas pessoas, essa é a nossa missão”, concluiu.