Governador Elmano de Freitas dá início a agenda na Holanda dando destaque ao desenvolvimento sustentável e hidrogênio verde
13 de maio de 2024 - 17:07 #Consórcio Nordeste #hidrogênio verde #Sustentabilidade #Transição Energética
Isabella Campos – Ascom Casa Civil – Texto
Ascom Casa Civil – Fotos
A II Missão Internacional do Consórcio Nordeste ainda passará por Bruxelas e Berlim
Em busca de mais investimentos para o Ceará e construir um futuro sustentável, o governador Elmano de Freitas deu início, nesta segunda-feira (13), à agenda oficial, junto à II Missão Internacional do Consórcio Nordeste, em Roterdã, na Holanda. Os compromissos no país europeu têm o objetivo de discutir questões ambientais e climáticas cruciais para o desenvolvimento sustentável da região Nordeste.
Participando do World Hydrogen 2024 Summit, evento considerado o maior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor, Elmano ressaltou a importância desse momento para a região. “Estou com muito orgulho de participar desse encontro do Consórcio Nordeste, com apoio da Apex, e ficamos muito felizes porque construímos essa participação, essa missão dialogada, um diálogo muito intenso entre Governo Federal e governos estaduais. E iremos discutir vários interesses do Nordeste nessa missão, seja o Fundo Caatinga ou a apresentação do Nordeste como grande polo mundial de transição energética”, destacou o governador.
Além disso, o governador reforçou o compromisso de construir um Estado mais sustentável. “Com o compromisso de construir o Ceará mais verde, estamos em Roterdã, onde está sendo realizado o World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition. O evento é o principal do mundo dedicado ao H2V. Visitei, com a comitiva do Governo do Estado, stands de empresas de tecnologia que apresentaram soluções inovadoras na área. Também estive reunido com o CEO do Porto de Roterdã, Boudewijn Siemons. O porto holandês, um dos acionistas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, é considerado um dos mais importantes do mundo. A parceria é um dos principais diferenciais para viabilizar o Hub de Hidrogênio Verde no Ceará”, pontuou.
Com grande potencial para produção de Hidrogênio Verde, o Ceará já tem assinados 36 Memorandos de Entendimento (MoU) para a implantação de projetos de hidrogênio e amônia verde no Estado. Além disso, seis pré-contratos já foram firmados e correspondem a investimentos de aproximadamente a US$ 10 bilhões, em uma área já reservada, no Setor 2 da ZPE Ceará, de mais de 300 hectares.
Reunião com KLM
Também nesta segunda-feira (13), dando continuidade à agenda na Holanda, o chefe do Executivo Cearense esteve reunido com a diretoria da companhia aérea KLM. O objetivo foi dialogar sobre projetos e possíveis parcerias entre o Governo do Estado e a KLM.
A empresa aérea já operou no Estado, com três frequências semanais, ligando Amsterdã a Fortaleza, mas parou suas operações no Ceará na pandemia.