Governador em exercício Evandro Leitão vistoria início de construção de novo prédio escolar no Conjunto Ceará

18 de setembro de 2023 - 10:49

Cleide Castro - Comunicação Institucional - Texto
Tiago Stille - Casa Civil - Foto

Escola José Leopoldino da Silva Filho é uma das 22 unidades que tiveram ordem de serviço em agosto

O governador em exercício, Evandro Leitão, visitou, na tarde desta segunda-feira (11), as obras da nova sede da Escola de Ensino Médio (EEM) José Leopoldino da Silva Filho, no Conjunto Ceará, em Fortaleza. Trata-se de uma das 22 novas Escolas de Tempo Integral, com ordem de serviço emitida em agosto último, pelo governador Elmano de Freitas, dentro do plano de universalização da oferta de tempo integral até 2026.

O espaço de 4 mil metros quadrados terá 3 pavimentos e 12 salas de aula, envolvendo investimento de R$ 11,9 milhões, recursos provenientes do Fundef, beneficiando alunos e famílias da zona oeste da Capital cearense. “Estou muito feliz por estar, nesse momento, representando o governador Elmano de Freitas, o governo do Estado do Ceará e a população cearense, neste local onde nós vamos fazer, praticamente, uma nova escola, porque a atual será demolida, e nós vamos acolher, nesse equipamento, aproximadamente 800 alunos e alunas”, afirmou Evandro Leitão.

Ao “cumprimentar, saudar e reconhecer o esforço de todos os profissionais que contribuem para uma educação cada vez melhor e cada vez mais forte, no Estado do Ceará”, particularmente da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e direção da EEM José Leopoldino, o governador em exercício observou que “é fundamental apoiar e investir na educação do Estado”, considerando a evolução no Índice de Desenvolvimento na Educação Básica (Ideb). Segundo ele, “isso é resultado de investimento em capital humano e em estruturas como esta, que será entregue à população”, no próximo ano.

Mais 60 escolas

O titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira, presente à visita, fez uma rápida explanação sobre o projeto da escola para o governador e diversos vereadores e deputados estaduais envolvidos com a área da Educação, destacando que a escola contará com quatro laboratórios (dois de informática e dois multidisciplinares); pátios cobertos; biblioteca; cozinha / refeitório; auditório com 120 assentos; e quadra poliesportiva coberta, entre outras instalações. O superintendente afirmou que o Estado já tem em caixa mais R$ 600 milhões para mais 60 escolas, que somarão às 22 já anunciadas. Segundo ele, “nos próximos três anos e meio de governo Elmano de Freitas, o Estado poderá contar com, no mínimo, mais 90 novas escolas”.

A rede pública estadual do Ceará conta, atualmente, com 751 escolas. Desse total, 472 funcionam em tempo integral. Ou seja, 71% da rede oferta a jornada prolongada. A meta do Governo do Ceará é garantir a universalização deste modelo de ensino até 2026. As Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) são 341; e mais 131 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), contemplando cerca de 150 mil estudantes em 165 municípios. Em Fortaleza são 68 EEMTIs e 21 EEEPs.