Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Caucaia viabiliza obras de infraestrutura para promover cidadania e turismo

5 de setembro de 2023 - 13:47

Larissa Falcão - Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Thiago Gaspar - Casa Civil - Fotos

Conjunto de obras soma cerca de R$ 100 milhões em investimentos por meio de convênios

O governador Elmano de Freitas esteve em Caucaia, na manhã desta terça-feira (5), ao lado do prefeito Vitor Valim, para vistoriar os espigões do Icaraí, a reforma do Mercado das Malvinas, as obras da duplicação CE-090 e pavimentação de outras estradas.

O conjunto de obras representa melhor qualidade de vida e fortalecimento da economia, segundo o governador Elmano de Freitas. “Nós retomamos, de maneira muito bonita, essa praia (do Icaraí), que terá mais infraestrutura e poderá receber melhor as pessoas. É muito importante que todos tenham acesso a isso. Não tem preço. Ao mesmo tempo que alegra a família caucaiense, vai gerar emprego e renda”, observou.

Da parceria iniciada em 2021 por meio de convênio, já foi concluída a construção dos três espigões na Avenida Litorânea, no Icaraí. O próximo passo é a revitalização da avenida, com requalificação das barracas e urbanização das três primeiras estruturas. A obra tem investimento de R$ 44 milhões, sendo 40 milhões de recurso estadual e R$ 4,32 milhões de recurso municipal.

A professora de educação física Dina Alves, 38, reside no Icaraí desde 2009. Ela, que testemunhou o número de frequentadores cair, está esperançosa com o novo momento. Há dois meses, Dina iniciou o projeto Funcional Icaraí Beach, destinado a mulheres. “Minha expectativa é ter os benefícios que isso vai trazer para a comunidade do Icaraí. Também vai ser muito bom turisticamente, porque depois dos espigões para o turismo cresceu bastante. Então, é muito vital para os comerciantes locais”, observou.

A presidente da Associação dos Barraqueiros do Litoral Icaraí, Natália Sousa, 39, também está otimista com a volta dos frequentadores e das práticas esportivas na praia. Natália dá continuidade ao legado do pai, Luis Francisco de Sousa, o primeiro barraqueiro do Litoral Icaraí. “Foi um passado de sofrimento. Mais de 20 anos de luta. A faixa de areia acabou, não tinha mais acesso à praia, barracas grandes foram totalmente levadas pela erosão, e ficamos só com esses quiosques bem menores. O nosso sentimento é de que as coisas vão melhorar”, disse.

O prefeito Vitor Valim falou da importância desse resgate para Caucaia. “Nosso litoral é um dos melhores do mundo para a prática de kitesurfe. Estamos resgatando o potencial turístico do nosso litoral como um todo, passando pelo Leblon, Iparana, Pacheco, Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe”, detalhou.

A nova Avenida Litorânea terá calçada e iluminação. Melhorias que ficarão à disposição da população.

Mercado das Malvinas

Importante equipamento comercial da cidade desde 1980, o Mercado das Malvinas foi abandonado há quase dez anos. Por meio da parceria, as obras foram retomadas em 2021, com um investimento de R$ 16,1 milhões do Governo do Ceará e R$ 2,5 milhões da Prefeitura de Caucaia.

A obra contempla ainda duas praças, um ecoponto e 347 boxes (lanchonete/peixaria/açougue). A obra segue em ritmo acelerado e conta com cerca de 70 trabalhadores diariamente. “São equipamentos que mexem com o bem-querer do povo de Caucaia e, ao mesmo, trazem desenvolvimento e emprego”, afirmou Elmano de Freitas.

Na praça já foram realizados os serviços de terraplanagem e meio fio externo. Já no prédio foram feitos os muros de contenção, pilares e vigas de contorno, alvenarias, estrutura da caixa d’água, corte e solda da estrutura metálica da coberta e tubulação de esgoto e água pluvial.

Mobilidade

Outra obra estruturante é a duplicação da CE-090, que é rota de acesso às praias da Tabuba, Cumbuco e Barra do Cauípe. O investimento estadual é de aproximadamente R$ 15 milhões.

A requalificação tem início na ponte sobre o Rio Barra Nova (Tabuba) e conta com uma extensão de 6,57 km, toda em piso intertravado. Cerca de 3.170 veículos circulam por dia na rodovia. Com a duplicação, a estimativa é que este número chegue a 4.262 veículos.

A parceria também está melhorando a trafegabilidade para quem mora e trabalha na zona rural do município. Ao todo, serão recuperados 140 km de vias vicinais, priorizando aquelas que dão passagem aos transportes públicos e escolares. A recuperação de vias será feita com adição de asfalto, execução de bueiros e descidas d’água.

O investimento é de R$ 25 milhões por parte da gestão estadual e R$ 2,1 milhões do Município. “Nós estamos garantindo condições para os estudantes terem a segurança viária. É também importante para as comunidades indígenas, para quem produz e para os visitantes”, avaliou Elmano de Freitas.

As comunidades beneficiadas são, entre outras, Caraúbas, Lagoa do Banana, Pirapora, Tanupaba, Matões, Japuara, Córrego do Alexandre, Pajuçara, Camará, Sítios Novos, Primavera, Caraussanga, Tucunduba, Pedreiras, Catirina e Jarandragoeira.