Governo do Ceará é o primeiro do Brasil a aderir ao Pacto do Hidrogênio Renovável

9 de agosto de 2023 - 12:25 # # # #

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

A entrada do Estado no Pacto reforça o protagonismo do Ceará na pauta de energias renováveis

O governador Elmano de Freitas chancelou, nesta quarta-feira (9), a entrada do Governo do Ceará no Pacto do Hidrogênio Renovável, atitude pioneira no Brasil. Com o objetivo de ampliar o intercâmbio de informações e a realização de ações conjuntas voltadas para o hidrogênio verde, o acordo foi firmado junto à Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica); Associação Brasileira do Biogás (Abiogás); Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); e Câmara Brasil-Alemanha (AHK).

Elmano de Freitas destacou a entrada do Estado no Pacto, reforçando o protagonismo do Ceará na pauta de energias renováveis. “Esse pacto reitera o pioneirismo e o compromisso do Ceará com o fortalecimento da produção de hidrogênio verde em nosso estado. O H2V é estratégico para o país e decisivo para o desenvolvimento do Ceará. A criação de uma sensibilização política e social é importante para que o hidrogênio se torne prioridade em todo o país. Temos no hidrogênio verde um setor que pode alavancar diversos outros setores. É algo único para o Ceará. Após produzir a primeira molécula, a nossa meta agora é produzir hidrogênio verde em grande escala. É um dia feliz para todos nós”, disse.

Com a entrada do Governo do Ceará no Pacto, diversas iniciativas em prol do desenvolvimento do hidrogênio renovável devem ser pensadas em conjunto, como um arcabouço regulatório; um novo mercado de aplicação de hidrogênio renovável; a promoção do desenvolvimento socioeconômico através da economia de hidrogênio renovável e do hidrogênio de origem renovável; além da disseminação das oportunidades de hidrogênio renovável aos seus associados e à sociedade, fazendo com que seja trabalhada a viabilidade econômica da produção e uso de hidrogênio renovável de diversas formas.

“Acreditamos que era necessário juntarmos forças em prol do desenvolvimento das energias renováveis como um todo. Desta maneira, esperamos conseguir influenciar o crescimento do hidrogênio verde no Brasil”, afirmou Ansgar Pinkowski, diretor de transição energética e sustentabilidade da AHK, exaltando a nova parceria.

Vice-presidente do conselho da Absolar, Camila Ramos parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa e projetou novas ações para um futuro próximo. “Gostaria de agradecer a adesão do Ceará e seu pioneirismo. Tenho certeza que iremos trabalhar o quanto antes em prol do crescimento e do desenvolvimento do hidrogênio renovável em todo o Brasil”, ressaltou.

Player global

De acordo com a secretária de Relações Internacionais, Roseane Medeiros, a participação do Governo do Estado no Pacto do Hidrogênio Renovável é mais uma sinalização para todos de que o Ceará segue avançando na área e está pronto para os próximos passos. “Essas parcerias dentro da área de transição energética reforçam o protagonismo do Ceará, não só no Brasil, mas também como mais um passo para que possamos nos tornar um player global na área. Atualmente, quando se fala em hidrogênio renovável, no país, se pensa no Ceará. Então, essa adesão ao Pacto é bastante importante”, explicou.