Governo do Ceará assina pacto para garantir governança eficiente das águas da transposição do rio São Francisco

4 de agosto de 2023 - 16:50

João Pedro Guedes - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

O governador Elmano de Freitas assinou, nesta sexta-feira (4), pacto entre governadores do Nordeste e Governo Federal para garantir uma governança eficiente das águas da transposição do rio São Francisco. O momento aconteceu em João Pessoa, na Paraíba. A solenidade contou com as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; do governador da Paraíba, João Azevêdo; da governadora de Pernambuco, Rachel Lyra; da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; entre outras autoridades.

Elmano de Freitas destacou a importância da existência de um canal aberto de diálogo entre governadores do Nordeste e o Governo Federal. “Quero elogiar a disponibilidade do ministro para efetivamente praticar o diálogo, construir entendimentos com todos. É muito importante nós valorizarmos esse canal com o Governo Federal, sempre desenvolvendo algo positivo. Sempre que nos movimentamos neste sentido, quem ganha é a população. Sabemos da importância dessas obras, da chegada dessa água para o nosso povo. Só temos a agradecer por esse diálogo propositivo, efetivo e positivo para todos nós”, disse.

Waldez Góes corroborou com a fala do governador do Ceará, ressaltando que a conversa com os governantes nordestinos é fundamental para que o Governo Federal saiba em primeira mão quais as necessidades de cada estado. “É conversando com os governadores do Nordeste que ficamos sabendo quais são as necessidades de cada um, seja em recursos, obras. Assim, diminuímos qualquer distância que possa ser criada entre os Estados e o Governo Federal para seguir avançando”, apontou.

Água para o Nordeste

O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para 12 milhões de pessoas nos estados de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Serão contemplados 390 municípios.

O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão; e Leste, com 217 quilômetros. As estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.

João Azevêdo comemorou a assinatura do pacto, informando que desta maneira o povo nordestino seguirá se beneficiando com as águas do Velho Chico. “É importante dizer que esse acordo garante a sustentabilidade do sistema. Hoje, todos os estados do Nordeste já são beneficiados com as águas do São Francisco. A Paraíba já distribui água do São Francisco para mais de um milhão de pessoas. O futuro desse projeto está garantido, além de obras complementares que são fundamentais para que o sistema como um todo funcione”, explicou.