Governador Elmano de Freitas defende pacto federativo na Fórum Nacional dos Governadores em Brasília

27 de janeiro de 2023 - 14:33

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Tony Oliveira e Dênio Simões/MDR - Fotos

A reunião serviu como preparação para a reunião com o presidente Lula, que ocorre nesta sexta-feira (27).

O governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (26), do Fórum Nacional dos Governadores, que contou com a participação dos chefes do Executivo de todos os estados. A reunião sediada em Brasília, no Centro de Convenções Brasil 21, teve o objetivo de alinhar o discurso e demandas prioritárias a serem apresentadas ao presidente Lula, em reunião que ocorrerá nesta sexta-feira (27).

“Todos os governadores e governadoras saudaram muito a iniciativa do presidente Lula, por estar recebendo os governadores com sugestão de obras prioritárias para as regiões e para os estados”, pontuou. “Hoje discutimos que é muito importante que esse espaço que está sendo aberto, permaneça para mantermos o diálogo com o Governo Federal, seja com o presidente, seja com os ministérios, porque o mais importante é o retorno do diálogo e ações em comum do governo federal com os governos estadual”, pontuou o governador.

A reunião com todos os governadores foi um compromisso do presidente Lula, com o objetivo de reaproximar as administrações estaduais do Governo Federal, podendo assim ter um melhor mapeamento das prioridades locais.

Prioridades cearenses

O chefe do Executivo cearense listou obras de infraestrutura, segurança hídrica e investimentos na saúde como prioridades cearenses para serem apresentadas na reunião com o presidente Lula, amanhã (27).

“Vamos apresentar a ideia de ter uma estrada duplicada, que atravesse o Ceará do Norte ao Sul, vamos levar a duplicação do Eixão das águas, e vamos discutir o custeio da saúde para estruturação da rede pública de saúde do Ceará, seja dos nossos hospitais regionais, seja levar o tratamento do câncer para o interior, seja para construir os hospitais regionais e abertura do Hospital da Uece (Universidade Estadual do Ceará)”, explicou o governador. “Portanto uma colaboração de Estado e União, para termos, definitivamente, uma rede pública de saúde que atenda com dignidade o povo cearense”, completou.

Elmano de Freitas adiantou que serão apresentadas um conjunto de demandas por região, e as da região Nordeste serão apresentadas ao presidente pelo governador da Paraíba, João Azevedo. Entre elas, como principal prioridade, estão as oportunidades na área de energias renováveis e transição energética.

“O que queremos discutir com o governo federal é como podemos aproveitar essa oportunidade, tanto no que diz respeito ao hidrogênio verde, energia solar e parques de energia eólica. Nós entendemos que temos uma grande oportunidade para os estados do nordeste, e queremos fazer isso junto com o Governo Federal”, destacou Elmano. O Ceará, recentemente, foi palco do lançamento da primeira molécula de hidrogênio verde do Brasil.

Reunião no Ministério da Integração

Antes do fórum, Elmano de Freitas esteve reunido com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, juntamente com os governadores da Paraíba, João Azevêdo, de Pernambuco, Raquel Lyra, e do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, onde foi debatida a sustentabilidade da transposição do Rio São Francisco.

Ouça

O governador Elmano de Freitas destacou que os governadores da Região Nordeste vão discutir uma nova proposta de reforma tributária e um novo pacto federativo que beneficie os Estados Brasileiros de maneira igualitária.

Elmano de Freitas também vai levar pautas específicas do Ceará, entre as quais as promessas que ele fez durante a campanha eleitoral.