Governo do Ceará entrega 357 títulos de regularização fundiária em Trairi

20 de maio de 2022 - 15:50 # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Thiara Montefusco Fotos

Agricultores familiares de Trairi participaram, nesta sexta-feira (20), de mais uma rodada de entrega de títulos de propriedade rural. Na ocasião, 357 pessoas foram beneficiadas pelo Programa de Regularização Fundiária, realizado pelo Governo do Ceará, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). Com os documentos, além da garantia de ter os terrenos registrados em seus nomes, os proprietários podem ter acesso a programas de crédito para investir nas propriedades.

Desde a implantação, em 2007, o programa já atuou em 136 municípios do estado. Foram cadastrados e georreferenciados cerca de 241 mil imóveis e emitidos mais de 115 mil títulos, beneficiando quase 132 mil famílias. “A principal reivindicação dos agricultores era o título da terra”, destacou o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, Nelson Martins.

O representante do Governo do Ceará enfatizou que esse e outros projetos desenvolvidos são fruto de uma gestão que leva a todos os municípios ações com a colaboração local. “Esse programa é em parceria com os municípios. Todas as políticas públicas do Governo são em parceria com os municípios. Teremos aqui mais brinquedopraça, areninhas, programa Sinalize”, afirmou Nelson Martins.

O prefeito Gustavo Moreira reforçou a parceria do Estado na melhoria da qualidade de vida da população de Trairi. “Vem muitas novidades para o Trairi. Uma delas é a urbanização das margens do nosso Rio Trairi, que é um cartão postal da nossa terra”, disse o gestor.

Desenvolvimento agrário

Com o título de terra em mãos, o agricultor familiar pode conseguir crédito rural, além de acessar as políticas públicas de desenvolvimento agrário do Governo do Ceará e da União.

José Wilson Gonçalves, superintendente do Idace, informou que em Trairi foi diagnosticada uma enorme quantidade de propriedades rurais sem documentação. “Essa é a terceira vez que venho a Trairi entregar títulos. Foram cadastrados quase 6 mil imóveis aqui. Desses, quase a totalidade foi dito que não têm documento. Por isso a importância dessa política no Ceará. Vocês já pensaram essa quantidade de imóveis sem registro em cartório? Mesmo que seja pequeno o terreno, é importante que regularize. A terra documentada facilita o acesso às políticas públicas”, aconselhou Wilson.

Dessa quantidade de imóveis rurais, mais de 4 mil já tiveram seu título emitido pelo programa. Dentre eles está a pequena propriedade de três hectares de Manoel Moreira, 60 anos, na qual o agricultor planta feijão, milho e outras culturas. “Estou muito satisfeito por receber o documento, pois ninguém tinha. Ninguém pode dizer que não é minha, pois estou com o documento nas minhas mãos”, comemorou o pequeno agricultor.