Governo do Ceará entrega nova sede para Escola de Educação Profissional de Horizonte

19 de agosto de 2021 - 13:54 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Com capacidade para 540 estudantes, EEEP Lúcia Helena Viana Ribeiro oferta cinco cursos técnicos para jovens do município

“O mais importante desta escola são os professores e alunos, são aqueles que trabalham todos os dias para construir a esperança”, afirmou o governador Camilo Santana, na manhã desta quarta-feira (18), ao entregar a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lúcia Helena Viana Ribeiro, localizada em Horizonte. A inauguração contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, e da secretária da Educação, Eliana Estrela, além de autoridades locais.

Na oportunidade, o governador falou sobre a importância do investimento para a formação dos jovens cearenses. “A educação liberta as pessoas, dá esperança de oportunidades. É isso que nós estamos fazendo no Ceará, não medindo esforços para investir naquilo que é importante para nós, porque quando se investe em educação, se investe em segurança, saúde e programas sociais”, garantiu Camilo Santana.

O novo prédio tem capacidade para receber até 540 estudantes, em tempo integral, das 7 às 17 horas. A estrutura dispõe de 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. Para construir, equipar e mobiliar a nova EEEP, foram investidos R$ 12 milhões, com verbas do governo estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O prefeito do município, Nezinho Farias, comentou sobre a parceria com o Governo do Ceará para viabilizar a construção da nova sede no bairro Planalto Horizonte, que tem mais de 20 mil habitantes. “Nosso pensamento lá atrás foi fazer com que as famílias tivessem oportunidade de morar, educar seus filhos e trabalhar perto de casa”.

A vice-governadora do Ceará destacou o papel da escola como espaço de cooperação entre família, sociedade e poder público para cuidar da juventude. “Tudo isso vem contribuir para que a gente possa construir esse sonho de ter uma juventude cada vez melhor preparada, em boas escolas, e construindo uma sociedade muito melhor do que a que nós tivemos. Que a gente olhe para o futuro com otimismo e esperança”, afirmou Izolda Cela.

A EEEP Lúcia Helena Viana Ribeiro oferta cinco cursos técnicos para a juventude de Horizonte: Enfermagem, Finanças, Informática, Segurança do Trabalho e Agronegócio.

Escolas Estaduais de Educação Profissional

Na 3ª série do Ensino Médio, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos das EEEPs. No momento, 6 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 18 mil estudantes.

Eliana Estrela, titular da Seduc, ressaltou que as EEEPs são espaços vivos, que oportunizam aos estudantes educação e preparação para o mundo do trabalho. “Aqui não é só prédio, mas é a proposta que tem nele. A escola é vida, é de sonhos, é formada por todos nós, que estamos no dia-a-dia, ou olhando para todos os processos que fazem a escola. A gente acompanha informações importantes dessa escola, como a boa inserção no mercado de trabalho e nas universidades”, garantiu.

Horizonte

Atyla Carneiro Carneiro expressou alegria e gratidão pela oportunidade de ingressar na 1ª série do Ensino Médio cursando Enfermagem na EEEP Lúcia Helena Viana Ribeiro. “Neste momento, expressar minha sincera alegria e agradecimento em nome de todos os alunos pelo nosso novo ambiente escolar, que será por um local de aprendizado, alegria e de muitas conquistas. Por fim, quero agradecer a todos os envolvidos na construção dessa escola, que trará inúmeros benefícios aos estudantes do município de Horizonte, e assim cito o governador Camilo Santana e todos que fazem a Secretaria de Educação do Estado e à professora Eliana Estrela, pelas ações que vêm desenvolvendo pela educação e disponibilização de equipamentos, como tablets e chips, que trazem melhores possibilidades de aprendizagem e
inclusão”.

Para a diretora da escola, Karoline Matos, a entrega simboliza um novo capítulo. “Hoje o Maria Dolores ou Liceu, como era conhecido, começa um novo capítulo como EEEP Lúcia Helena Viana Ribeiro, que ao homenagear uma educadora horizontina, reconhece o trabalho de todas e todos os professores que fazem da Educação de Horizonte e desta escola, que tem um trabalho de referência e compromisso com o direito à aprendizagem. Celebramos a educação pública, cada profissional de educação, cada estudante, cada cidadão e cidadã desta cidade tão acolhedora”.

A EEEP faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 9, sediada em Horizonte. A rede estadual na região conta com 18 unidades de ensino, sendo 11 Escolas de Ensino Médio regular; 04 Escolas Profissionais; 02 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Rede

As Escolas Estaduais de Educação Profissional ofertam 52 cursos técnicos para 101 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 55 mil jovens.

A ampliação progressiva do tempo integral é meta do governo estadual, que já alcança em 2021 a metade das unidades aptas a este formato. O Ceará conta com 324 escolas com jornada ampliada. São 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral. As Escolas Profissionais ofertam o ensino médio integrado aos cursos técnicos. Já as Escolas de Ensino Médio Regular em Tempo Integral contam com currículo composto de disciplinas da base comum e 15 horas na parte flexível, sendo que 10 são escolhidas pelos alunos.