Ceará recebe 10º lote de vacinas contra Covid-19

22 de março de 2021 - 09:44 # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil texto
Tiago Stille, Nivia Uchoa, Thiara Montefusco e Tatiana Fortes Fotos

O Ceará acaba de receber mais 182.850 doses de imunizantes contra a Covid-19 para dar continuidade ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O 10º lote de imunizantes chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins na manhã deste sábado (20) com 162.600 doses da CoronaVac e 20.250 da Oxford/AstraZeneca.

O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou em suas redes sociais a importância de dar celeridade ao processo de imunização e informou que, em breve, chegará também a vacina russa Sputnik V, comprada diretamente pelo Estado. “Os imunizantes serão distribuídos imediatamente para reforçar a vacinação em todos os municípios cearenses. Não temos medido esforços para acelerar a imunização da nossa população. Ontem mesmo (19) assinamos o contrato para a aquisição de 5,87 milhões de doses da Sputnik V. A previsão é de que as vacinas comecem a chegar no mês de abril”, publicou.

Logística de distribuição

Assim como nos outros nove lotes, as doses são distribuídas à Capital e aos municípios do Interior imediatamente, ainda neste sábado (20), seguindo o plano de logística elaborado pelo Governo do Estado, operacionalizado pela Sesa, de forma proporcional. Com seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres, a estratégia tem o objetivo de garantir a conservação e agilidade no envio dos imunizantes para as 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto à secretaria de saúde de cada município cearense.

Vacinômetro

Com a chegada do 10º lote, o Ceará recebeu um total de 1.175.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, são 1.002.000 da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 173.250 da Oxford/AstraZeneca, do laboratório AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O número de vacinas aplicadas pelos municípios é atualizado diariamente no Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Até a noite de sexta-feira (19), o sistema registrou 659.772 doses aplicadas, sendo 470.398 como primeira dose e outras 189.374 em segunda dose. Parte das novas cargas de vacina recebidas pelo Estado fica reservada para segunda dose dos grupos prioritários em andamento.

Prevenção

Mesmo com a chegada de mais vacinas, o governador salienta que é preciso manter o cuidado e a prevenção até que seja possível vacinar todos os cearenses. “A única forma de prevenção segura da Covid-19 e garantir a vida das pessoas é usar a máscara e ficar em casa. Neste momento desafiador é importante a compreensão de todos, que possamos cumprir o isolamento social rígido para tentar conter a transmissão do vírus”, finalizou Camilo Santana.