Governo do Ceará beneficia zona rural de Canindé com dessalinizadores de água

20 de setembro de 2019 - 14:12 # # # # #

Wilson Zanini Texto
Marcos Studart Fotos

O Governo do Ceará, dentro do Programa Água Doce (PAD), e por meio da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), entregou, na manhã desta sexta-feira (20), cinco equipamentos dessalinizadores de água na zona rural de Canindé.

O benefício chegou para mais de 400 famílias das comunidades de Vila Campos, Bonito, Salgado, Monte Alegre, Ingara Santana da Cal e Tira Canga. Para isso foram investidos cerca de R$ 800 mil.

Presente ao evento e representando o governador Camilo Santana, o assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, falou da importância e da qualidade da água dos dessalinizadores. “Pra nós é uma grande alegria estar aqui com o Dedé Teixeira para inaugurar esses três dessalinizadores que vão beneficiar uma quantidade grande de pessoas”, afirmou.

“Todo mundo sabe que água é vida. A gente tem prazer em vir para uma inauguração como esta. O governador tem priorizado muito essa área dos recursos hídricos. O Ceará é um exemplo para o mundo. No governo Camilo, em quatro anos, foram perfurados 6.500 poços e muitos quiilômetros de adutoras. Hoje, o Ceará tem um Eixão das Águas, que traz água do Castanhão até Fortaleza e toda Região Metropolitana. Já tem a primeira parte do Cinturão das Águas e as águas do São Francisco já começaram a ser bombeadas para o Ceará”, relatou.

O PAD é uma ação do governo federal coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

“O programa de dessalinização já ocorre há bastante tempo no Ceará. Nos últimos dez anos foram instalados mais de 1.200 dessalinizadores. Foram implementandos, através do Programa Água Doce, nessa primeira etapa, 252 equipamentos desses no semiárido cearense. O programa é federal, do ministério do Meio Ambiente, com contrapartida do Governo do Estado e implementado pela Secretaria dos Recursos Hídricos”, comentou Dedé Teixeira, secretário executivo dos Recursos Hídricos.

“O programa garante água de qualidade para essas populações difusas, essa população da zona rural. Tem um item importante desse programa, que é a mobilização da comunidade, pra saber aproveitar bem ou dar manutenção e tornar sustentável”, concluiu Dedé Teixeira.

A instalação de dessalinizadores é uma forma de valorização da população do interior, com a oferta de água potável para as áreas mais isoladas das comunidades rurais.

A comunidade satisfeita

Para a dona Francisca Pádua Martins Pereira, de 71 anos, “o programa Água Doce é muito importante. Quantas comunidades queriam ter um programa de água doce como este? Essa água está de primeira qualidade. Eu estou satisfeita e muito feliz, com a comunidade”, relatou a moradora da comunidade de Bonito.