Sistema de abastecimento d’água transforma a realidade de comunidades em Beberibe

26 de abril de 2019 - 12:07 # #

Wilson Zanini Texto
Thiara Montefusco Fotos

Mais um sistema de abastecimento d’água foi entregue dentro do cronograma do Projeto São José III, pelo Governo do Ceará.

Foram 105 famílias das comunidades de Alto Alegre do Davi, Grossos Paulino, Santa Isabel e Córrego Santa Maria do Félix, no município de Beberibe, que receberam o benefício das mãos do assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil, Nelson Martins, e do secretário executivo do Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Agrário, José Leite Gonçalves.

Nelson Martins, que representou o governador Camilo Santana na solenidade, falou da importância da implantação do sistema, com destaque para o Projeto São José. “Aqui são quatro comunidades atendidas por esse sistema. O sistema está dentro do Projeto São José III. Nós atendemos com o São José III, quase 57 mil famílias e se Deus quiser, ainda esse ano a gente começa a colocar em prática o São José IV. São US$150 milhões, o que dá aí quase R$ 600 milhões”, detalhou.

“É um momento muito especial pra gente. Eu queria agradecer ao governador por mais esta importante obra. É água pras pessoas, é dignidade, é vida pra região mais sofrida do nosso município, que é o sertão”, agradeceu Thársio Facó, prefeito de Beberibe.

As famílias agora têm água tratada nas torneiras de casa. O investimento envolveu recursos de R$ 855.016,59. “A água traz saúde e a saúde do homem da zona rural tem melhorado bastante, porque ele está tendo água de qualidade. É essa a satisfação que a gente gente tem, de ver que o governador Camilo Santana preocupado com o homem do campo”, relatou José Leite.

O resultado da implantação foi tão comemorado pelas comunidades que pôde ser percebido pelo entusiasmo dos moradores. “Ave Maria, é uma felicidade medonha! Água e energia pra nós é a maior felicidade do mundo, a gente não tinha aqui. Água aqui pra nós era no cacimbão e no baldinho. A comunidade está toda satisfeita. Tem gente aí que falta é chorar de alegria”, se emocionou o agricultor João Pedro do Nascimento, de 64 anos, morador de Grossos Paulino.