Coordenadoria apresenta edital para composição do Conselho da Igualdade Racial

7 de maio de 2018 - 14:41

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (Ceppir) e o Conselho Estadual para a Promoção da Igualdade Racial (Coepir) realizarão nesta quarta-feira (9) um seminário para a apresentação do Edital de Convocação para Eleição de Entidades da Sociedade Civil para integrar o Coepir. A reunião terá início às 14h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza).

De acordo com a coordenadora da Ceppir e presidente do Coepir, Zelma Madeira, o debate acerca do edital tem como objetivo proporcionar o entendimento por parte das organizações da sociedade civil organizada para estimular uma maior participação, além de aperfeiçoar a chamada pública. “Queremos que a participação popular continue como uma marca do governo. O edital contém regras e normas que vão ser cumpridas para um processo transparente e o mais participativo possível. É importante que a gente não desista das nossas lutas em prol da igualdade racial”.

Instituído pela Lei nº 15.953, de 14 de janeiro de 2016, o Coepir é vinculado diretamente ao Gabinete do Governador e tem por finalidade acompanhar e participar na elaboração de critérios e parâmetros para a formulação e implementação de metas e prioridades para assegurar as condições de igualdade à população negra, indígena, ciganos e de outros segmentos étnicos da população cearense. O Conselho é composto por 26 conselheiros, sendo 13 de representantes do Governo Estadual e 13 da sociedade civil organizada.

Segundo Zelma Madeira, é importante o papel do conselho no sentido de viabilizar resoluções de acesso a direitos e de monitorar e fazer acolhimento dos casos de racismo, se posicionando e acionando os órgãos competentes para evitar o racismo de toda ordem. “A política de igualdade racial tem como base a dimensão da intersetorialidade e da transversalidade. Então, é interessante que a gente conte também com representações do governo para que essa da igualdade racial esteja presente nas políticas setoriais”, destaca.

Sobre a Ceppir

A Coordenadoria é um órgão vinculado à estrutura do Gabinete do Governador do Estado do Ceará que atua na coordenação de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, visando assegurar direitos da População Negra e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Quilombolas, Indígenas, Ciganos, Povos de Terreiro) afetados por discriminação étnico-racial e demais formas de intolerância, de modo articulado com os diversos setores das administrações públicas estadual.

Serviço

Seminário para a apresentação do Edital de Convocação para Eleição de Entidades da Sociedade Civil para integrar o Coepir

Horário: 14h

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza)

Mais informações: (85) 3133-3711