Morada Nova: Governo entrega adutoras e garante água tratada a cinco comunidades da zona rural

5 de maio de 2018 - 16:23 # # #

Henrique Silvestre - Assessoria de Comunicação da Cogerh
Marcos Studart - Fotógrafo / Governo do Ceará

Famílias residentes nos distritos de Uiraponga, Roldão, Poço do Barro, Taboleirinho e Mota já estão recebendo água em suas torneiras

Mais de mil famílias residentes em comunidades situadas na zona rural do município de Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe, comemoraram, na manhã deste sábado (05/05), a inauguração de sistemas adutores que já estão garantindo o abastecimento de suas residências com água tratada. A inauguração aconteceu em dois momentos diferentes: às 8 horas, na sede do distrito de Roldão, e às 10h30 na praça do Uiraponga, na localidade de mesmo nome.

Além de Roldão e Uiraponga, moradores de Poço do Barro, Mota e Taboleirinho passam a ter acesso a água tratada graças à construção de sistemas adutores que interligam o Eixão das águas às estações de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Morada Nova.

“Estamos muito felizes hoje aqui em Morada Nova. Não apenas pela entrega desses importantes equipamentos, que já garantem água tratada nas casas. Mas, também por que, além de tudo que já foi feito na área de recursos hídricos, nós temos hoje garantidos cerca de R$ 2 bilhões para investimentos”, comemorou o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins.

Martins se referia a empréstimos recém conquistados pelo Governo do Estado junto ao Banco Mundial e a um banco alemão de fomento que garantirão dois importantes projetos na área de recursos hídricos e saneamento rural: o Projeto Malha D’Água e Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). “Isso nos garante a continuidade das ações na área dos Recursos Hídricos”, avaliou.

O Secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira ressaltou que Morada Nova é um dos municípios mais beneficiados por sistemas de abastecimento de água no atual governo. “Hoje, além da sede de Morada Nova, a maioria dos distritos de Morada Nova estão ligados aos Eixão dás Águas, recebendo água do Açude Castanhão e, no futuro, do Rio São Francisco”, destacou.

“Tínhamos o compromisso histórico, posso dizer uma dívida, de levar água para essas populações que estão situadas próximas ao Eixão das Águas. Estamos transformando esse sonho em realidade”, comemorou o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias. “Essa é uma determinação do governador Camilo Santana: que nós busquemos atender a todas as comunidades possíveis. E é isso que temos feito”, disse o presidente da Cogerh.

Estrutura

São quatro sistemas adutores com mais de 15 km que garantem a chegada das águas às cinco comunidades. A Cogerh foi a responsável pela concepção e execução das obras. O investimento foi da ordem de R$ 3,1 milhões. A água captada no Eixão das Águas é bombeada por meio de tubulação de PVC. Embora construídos em caráter emergencial, em virtude do agravamento da estiagem, os sistemas se tornarão estruturantes, já que continuarão abastecendo as comunidades mesmo em tempos normalidade hídrica.

Agradecimento

A líder comunitária Camila Rabelo destacou a importância da chagada da água às comunidades. Segundo ela, a seca atinge a todos, mas com mais gravidade às populações do sertão. “As nossas comunidades estavam sendo abastecidas por carros-pipa. Muitas vezes, a gente tinha de comprar água para complementar. A chegada da água foi um grande alívio para todos”, avalia.

Compareceram ao evento, o prefeito de Morada Nova, Wanderley Nogueira, parlamentares estaduais, vereadores e lideranças comunitárias.