Água Para Todos: Governo do Ceará discute com o Ministério da Integração aporte de R$ 144 milhões

1 de março de 2018 - 17:48 # # #

Thiago Sampaio - Repórter
José Wagner - Fotos

O secretário da Casa Civil, Nelson Martins, se reuniu nesta quinta-feira (1) com o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Marlon Cambraia, e com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, para discutir um aporte de R$ 144 milhões para o programa Água Para Todos no Ceará, visando a segurança hídrica.

“O secretário Dedé tem feito articulações com o Ministério da Integração e hoje tivemos a oportunidade de receber o Marlon, que é cearense, para conversar sobre um aditivo para o programa Água Para Todos, um dos que tem maior índice de execução em nível nacional. Outros estados não conseguiram executar como nós, existe a possibilidade muito grande dessa parceria dar certo. Iremos encaminhar essa questão para o governador Camilo Santana, que vai tratar diretamente com o ministro da Integração, Helder Barbalho”, disse Nelson Martins.

O secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional disse que o objetivo é estreitar ainda mais as ações integradas. “Estamos vivendo um momento de dificuldade na questão hídrica, pois mesmo com chuva, não temos tanta água armazenada. O Ministério da Integração tem um histórico de parcerias com o Governo do Ceará, há convênios, parcerias em curso, envolvendo cisternas, barreiros, sistemas simplificados de abastecimento, kits de irrigação. Viemos tratar a possibilidade de assinar esse termo de compromisso que vai ampliar ainda mais esse trabalho conjunto e beneficiar outras comunidades que estão precisando desses sistemas”.

Água Para Todos

Parte integrante do Plano Brasil Sem Miséria, o Programa Água para Todos, é um conjunto de ações do Governo Federal que busca universalizar o amplo acesso e uso de água para populações que não dispõem desse serviço público essencial.

O objetivo é promover a universalização do acesso à água em áreas rurais para consumo humano e para a produção agrícola e alimentar, visando ao pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.