Governador inaugura nova sede de Escola de Ensino Médio no Eusébio

30 de março de 2017 - 18:34 # # # #

Estudantes e profissionais terão um espaço adequado para o ensino e a aprendizagem – Foto: Carlos Gibaja

A inauguração foi realizada na tarde desta quinta-feira (30)

“Eu gostei bastante da escola pois estávamos esperando há muito tempo. E, agora que ela chegou, tem uma estrutura ótima, laboratórios de muita qualidade, não deixa a desejar em nada. Os professores também são muito bons, sempre dispostos a nos ajudar. É um prazer estudar em um ambiente assim”, declarou Imily Campos Braga, estudante do 2° ano, que leu uma carta de agradecimento para o governador Camilo Santana.

Imily é uma das centenas de alunos que passarão a estudar na nova sede da Escola de Ensino Médio (EEM) Professora Francisca Linhares de Sousa, no bairro Jabuti, no Eusébio, inaugurada nesta quinta-feira (30) pelo governador do Ceará. O equipamento teve investimento de R$ 6,2 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadual.

“Não tem coisa mais feliz do que entregar uma escola. Eu e a professora Izolda Cela acreditamos que não tem meio melhor para transformação do que através da educação. Atualmente, estamos construindo mais de 100 escolas. Essa, não deixa a desejar em nada se comparado com qualquer escola particular do país. Antes as pessoas diziam que o que era público não prestava, mas é o contrário. Por ser para quem mais precisa, é importante ter qualidade. O último resultado do Ideb, que apontou que entre as 100 melhores escolas estaduais do Brasil, 77 são do Ceará, nos faz acreditar que investir em educação é o caminho certo. Saber que o Eusébio tem 100% das escolas de Ensino Fundamental de tempo integral, é motivador para nós. A população está de parabéns”, declarou Camilo Santana.

Com a nova estrutura, os estudantes e profissionais terão um espaço adequado para o ensino e a aprendizagem. São seis salas de aula, com capacidade para atender até 810 alunos nos três turnos (manhã, tarde e noite), laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, sala para o Grêmio Estudantil, biblioteca e sala de vídeo. A escola conta, ainda, com anfiteatro e quadra poliesportiva. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

A EEM ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, sediada em Maracanaú. A rede estadual na região passa a contar com 76 escolas, sendo 42 escolas regulares, 11 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), 08 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI), 14 escolas indígenas e 01 escola destinada aos privados de liberdade.

Escola conta com laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática – Foto: Carlos Gibaja

O prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, destacou o empenho do Governo do Ceará no trabalho da educação como agente transformador. “Estamos inaugurando uma escola com grande qualidade, deu para ver isso na nossa caminhada. E a satisfação é maior pois estou ao lado do governador Camilo Santana, que faz da educação a maneira de fazer crescer o Ceará, formando cidadãos para afastar das ruindades e aproveitar as bondades que a vida pode oferecer”, disse.

Antônia Marta Félix Pereira, professora de Física da escola há três anos, disse que o novo equipamento tem recursos para garantir uma boa educação para os jovens. “A estrutura é excelente, dá todas as condições para o aluno aprender, pesquisar. Há laboratórios de todas as áreas, Matemática, Física, Química, Biologia, Informática, livros para todos os adolescentes. Tudo isso é muito importante, junto aos professores comprometidos com o ensino. Nós estamos sempre dando o nosso melhor para que eles alcancem e superem os seus objetivos”.

Participaram também da solenidade a secretária executiva da Educação, Rita Colares, e os deputados estaduais Bruno Gonçalves, Evandro Leitão, Jeová Mota e Tin Gomes.

Rede estadual de educação

Atualmente, o Ceará conta com 712  escolas  em funcionamento (Ensino Médio Regular e Ensino Profissional), além de 99 escolas que estão em construção ou conclusão, atendendo cerca de 448 mil alunos.

30.03.2017

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará