Em Guaramiranga, festival valoriza as artes cênicas nordestinas

3 de setembro de 2010 - 12:56

Durante os oito dias de programação, além das encenações teatrais, o público terá acesso a debates, oficinas e ciclo de palestras

Destino certo para muitos turistas, a cidade de Guaramiranga será palco da 17ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT). Considerado um dos mais tradicionais e conceituados festivais de artes cênicas, o evento será realizado no período de 04 a 11 de setembro.

Ao todo, serão oito dias de intensa programação com espetáculos, debates, oficinas, fóruns, apresentações de teses ou dissertações de pesquisadores, entre outras atividades que compõem o Programa de Formação do FNT.

Este ano, o Festival recebe na Mostra Nordeste, carro-chefe do evento, um representante de cada estado da região. Das 77 montagens inscritas, oito foram selecionadas e serão apresentadas em Guaramiranga. A Mostra Nordeste permanece não-competitiva, havendo somente a premiação de Melhor Espetáculo eleito pelo júri popular.

No primeiro dia de apresentações (04/09), o FNT apresenta a peça “Simplesmente Eu, Clarice Lispector”, com Beth Goulart. A atriz assina também a adaptação do texto e a direção, esta última com supervisão de Amir Hadad. O espetáculo estreou em julho de 2009 no CCBB em Brasília e já foi visto no país por mais de 56 mil pessoas. Beth Goulart levou, pelo trabalho, o Prêmio Shell 2009 de melhor atriz e o Prêmio APTR de melhor atriz protagonista. Em anos anteriores, o festival recebeu espetáculos de Portugal, da Alemanha e de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

Além dos espetáculos exibidos à noite, estão previstos, no período da manhã, debates sobre as montagens, temas e atuações das peças selecionadas. Participam do ciclo de discussões membros das companhias teatrais e do júri, organizadores e o público.

*com informações da Degagé Assessoria de Imprensa

Serviço:

XVII Festival Nordestino de Teatro (FNT)

De 04 a 11 de setembro, na cidade de Guaramiranga

Informações: Prefeitura Municipal do Guaramiranga (85  3321.1133/1159/ 1130) e Degagé Assessoria de Imprensa (85 – 3252.5401)

03.09.2010

Assessoria de Comunicação da Setur

Carmem Inês Walraven (carmenines@setur.ce.gov.br  85 3101.4654)