Governador Cid Gomes e presidente da Guiné-Bissau ressaltam importância da Unilab

26 de agosto de 2010 - 20:34

O governador Cid Gomes recebeu nesta quinta-feira (26), visita oficial do presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, acompanhado de Chefes de Estado. A comitiva permanece em Fortaleza até a manhã desta sexta-feira (27), onde cumpre agenda com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará – Fiec. Pela manhã, os representantes do Governo visitaram a sede da Embrapa Agroindústria Tropical.

 

Durante a visita à Residência Oficial do Governo do Estado, o presidente Malam Bacai ressaltou a importância de parceria entre os dois países e reforçou o empenho para atrair investidores cearenses do setor industrial da castanha de caju. “A localização do Ceará é estratégica e acreditamos no sucesso das negociações”, afirma. Atualmente, o Ceará é o primeiro produtor e exportador de castanha no Brasil, e o terceiro exportador do mundo, ficando atrás apenas da Índia e do Vietnã.

 

Na ocasião, o governador Cid Gomes destacou a importância da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – Unilab, que teve sua Lei de Criação sancionada pelo presidente Lula no dia 20 de julho último. A Universidade será construída no município de Redenção e irá atender 5 mil estudantes entre brasileiros e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ainda de acordo com Cid Gomes, hoje temos mais de 400 estudantes bissau-guineenses. Com o início do funcionamento da Universidade, esse número será seis vezes maior. “Assim como o presidente Lula, acho que temos uma grande dívida com os países da África e a forma de pagar essa dívida é colaborar com a formação dos estudantes, que voltarão aos seus países de origem para transformar a realidade”, ressaltou o governador.

 

26.08.2010

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo:

Casa Civil – comunicacao@casacivil.ce.gov.br (85) 3101. 6247