Trens do Metrô serão expostos à visitação na estação João Felipe

24 de agosto de 2010 - 19:02

A partir do dia 25 de setembro o fortalezense poderá conhecer os trens que vão circular na linha sul do Metrô de Fortaleza, ligando a Capital à Pacatuba. Uma das duas primeiras composições que desembarcaram no último fim de semana no Porto do Pecém será colocada em exposição na  estação João Felipe a partir desta data para que o público possa conhecer o futuro meio de transporte. Os dois primeiros trens de um total de 20 adquiridos pelo Governo do Estado à empresa italiana Ansaldo Breda estão em fase de montagem no Pecém. O investimento do Estado foi de R$ 240 milhões.

 

O secretário da Infraestrutura do Estado (Seinfra), Adail Fontenele, avalia como uma grande conquista dos cearenses a chegada dos trens que vão colocar definitivamente nos trilhos o Metrô de Fortaleza. Para ele, a entrada em operação do novo meio de transporte da Capital, ano que vem, promoverá repercussão significativa no trânsito de Fortaleza. “A implantação do Metrô de Fortaleza vai permitir que as pessoas possam deixar seus veículos em casa e se dirigir ao trabalho ou passeio usando o novo sistema integrado de transporte: trens, ônibus e vans, facilitando o deslocamento dos usuário”, explica.

 

Após a montagem no Pecém, os trens seguem para o Centro de Manutenção do Metrô, em Vila das Flores, onde serão submetidos a testes estáticos e dinâmicos para checar o funcionamento do motor, freios e demais sistemas elétricos e eletrônicos, energizados. Enquanto um trem ficará na estação João Felipe o outro fará percurso de dois km entre Pacatuba e Maracanau. A previsão é de que a partir de abril do próximo dois trens chegarão por mês.

 

A linha Sul do Metrô de Fortaleza tem uma extensão de 24,1 km, sendo 18 km em superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2km em elevado, com 18 estações. O custo total da obra está orçado em R$ 1,7 bilhão.

 

25.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seinfra:

José Milton/Luis Guedes (comunicacao@seinfra.ce.gov.br – 85 3101.3764)