Setur inaugura obras de restauro do Seminário da Prainha

12 de agosto de 2010 - 17:57

Durante a solenidade de inauguração, será realizada uma celebração pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi.

 

Conhecido como um dos mais importantes símbolos católicos cearenses, o Seminário da Prainha será reinaugurado nesta sexta-feira, dia 13 de agosto, às 8h30min. O prédio, construído no século XIX, também abriga a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Realizadas pela Secretaria de Turismo, as reformas foram iniciadas em agosto do ano passado e custaram R$ 1.230.620,52 oriundos do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo.

 

A inauguração do equipamento contará com a presença do secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, e do Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi, que irá realizar uma celebração comemorativa em alusão ao evento.

 

Dentre as obras realizadas estão às restaurações na fachada e na área interna do equipamento, o qual busca, dentro do conceito de preservação do patrimônio, a salvaguarda de um significativo monumento histórico e arquitetônico que ainda conserva expressivo acervo de azulejos do século XIX, oriundo de Portugal. Além de ressaltar esse acervo, a acessibilidade aos portadores de deficiência física foi melhorada com a construção de rampas de acessibilidade para facilitar o ingresso dos fiéis ao seu interior.

 

Tombados pelo patrimônio histórico estadual em 2008, a Igreja Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 1861, destina-se às missas e manifestações religiosas. Já no Seminário, cuja inauguração ocorreu em 1864, funciona a Faculdade Católica do Ceará, com cursos de Teologia e Filosofia. De acordo com o diretor pedagógico, padre Evaristo Marcos, o local abrigou o primeiro curso de teologia no Estado. “Com praticamente 160 anos, o Seminário é um dos poucos prédios históricos abertos totalmente para prática de atividade católica, além de ser ponto de encontro e uma referência para muitos intelectuais”, acrescenta o religioso.

 

Atualmente, também funcionam no local o Instituto de Ciências Religiosas (Icre) e o Instituto Teológico Pastoral do Ceará (Itep), administrados pela Arquidiocese de Fortaleza.

 

Participararão do evento, além das autoridades, 450 alunos dos cursos de Teologia e Filosofia realizados no Seminário.

 

12.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Setur:

Carmen Inês Matos Walraven – carmeninesm@setur.ce.gov.br – (85) 8732-2041/3101-4661/8783.5126