Melhores alunos da rede estadual são premiados com computadores

9 de agosto de 2010 - 13:04

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entrega nesta quarta-feira, dia 11, às 8 horas, computadores para 869 alunos da rede pública estadual em Fortaleza. O evento será no pátio interno da Seduc (Centro Administrativo – Cambeba) e terá a presença da secretária Izolda Cela. A premiação tem como finalidade incentivar e reconhecer o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio com base no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2009. Em todo o Estado, 3.033 estudantes de escolas estaduais serão agraciados com um equipamento. O investimento total é da ordem de R$ 4,3 milhões, provenientes do Tesouro Estadual.

 

No interior, a entrega dos computadores será realizada pelas 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede). Os resultados têm como referência o Spaece 2009 que identificou os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos. Recebe a premiação quem obteve pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda.

 

Serão agraciados  539 alunos do 1º ano do Ensino Médio, 1.002 do 2º e 1.492 do 3º ano. O Spaece 2009 avaliou 278.915 alunos das três séries do Ensino Médio da rede pública estadual. O prêmio tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais. A premiação foi instituída pela Lei 14.483, de 08/10/2009.

 

SPAECE

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino. Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, o atual governo, por meio da Seduc, ampliou, a partir de 2007, a abrangência do Spaece, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desde então, passou a ter três focos: Avaliação da Alfabetização Spaece-Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5 e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2º e 3ª séries).

 

INVESTIMENTOS EM EQUIPAMENTOS

Até agora, foram investidos mais de R$ 53 milhões, com recursos do Tesouro  Estadual e do Governo Federal, em equipamentos para dotar as escolas de infraestrutura adequada à aprendizagem por meio do uso das novas tecnologias. Só computadores, foram adquiridos mais de 17 mil. Para se ter uma ideia do crescimento, no início da atual gestão, eram 116 alunos para um computador, enquanto em 2010, esse número caiu para 30.

 

09.08.2010

 

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br  – 85 3101.57)