CEO de Sobral, Ubajara e Acaraú selecionam profissionais

5 de agosto de 2010 - 13:22

Estão abertas até o dia 11 de agosto as inscrições para a seleção de profissionais de saúde bucal para o Centro de Especialidade Odontológica regional de Sobral e para vagas remanescentes dos CEO regionais de Ubajara e Acaraú. Serão oferecidas nove vagas de cirurgião dentista para o CEO de Acaraú e oito para o Centro da Ibiapaba. Para a unidade de Sobral serão oferecidas 19 vagas para cirurgião dentista e 21 vagas para auxiliar em saúde bucal e mais duas vagas para deficientes. O processo seletivo será executado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Além de prova objetiva, que será aplicada no dia 15 de agosto nos municípios de Sobral, Ubajara e Acaraú, haverá prova de títulos.

Para o CEO de Sobral, as inscrições devem ser feitas das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na secretaria do curso de Odontologia da UFC em Sobral, situada à Rua Anahid Andrade, 471, 3º andar. Para o CEO de Acaraú, as inscrições são realizadas no mesmo horário, na sede do Consórcio Público de Saúde, localizado na Rua José Otacílio Martins Rocha nº 13, Bairro Campo da Aviação, em Acaraú, no local de funcionamento do CEO regional. Para o CEO da Ibiapaba, as inscrições estão sendo feitas das 8 às 17 horas, na Rua José Rufino s/n, Centro, em Ubajara. O resultado da seleção será publicado no dia 19 de agosto, no site www.odontologiasobral.ufc.br. Os candidatos selecionados serão convocados pelos Consórcios Públicos de Saúde das microrregiões de Sobral, Ibiapaba e Acaraú.

Inaugurado em 8 de outubro de 2009, o Centro de Especialidades Odontológicas da Ibiapaba, em Ubajara, foi o primeiro dos 16 CEO que o Governo do Estado está entregando à população em todas as regiões. Com investimentos de R$ 602.417,00 em obras e R$ 879.000,00 em equipamentos, com recursos do Tesouro do Estado, o CEO Regional já atende a população dos municípios de Tianguá, Ubajara, São Benedito, Ibiapina, Croatá, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte e Carnaubal.

Em Acaraú, o CEO Regional também já atende a população de 199.633 habitantes dos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Itarema, Morrinhos e Acaraú com serviços especializados de ortodontia, periodontia, próteses, cirurgias e diagnóstico de câncer de boca. Foram investidos R$ 974.977,20 nas obras do CEO regional em Acaraú. Os recursos foram garantidos pelo Tesouro do Estado. Na aquisição de equipamentos o investimento foi de R$ 940.538,00, recursos também do Tesouro Estadual. Os CEO da Ibiapaba e de Acaraú são resultado do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado do Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado, que prevê, também, a construção de 21 policlínicas em todas as regiões do Ceará.

O CEO de Sobral, com gestão do Consórcio Público de Saúde Microrregional, tem 20 consultórios. Os investimentos em obras e equipamentos somam R$ 2.364.465,01, sendo R$ 1.624.697,70 em recursos estaduais e R$ 739.767,31 em recursos federais, através da UFC, parceira no empreendimento. O CEO Regional de Sobral atenderá 600 mil habitantes de 24 municípios, com capacidade para realizar 982 procedimentos por mês.

05.08.2010

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 3101.5220)