Reunião define estratégias para a realização da ICID 2010

20 de julho de 2010 - 17:43

A ICID 2010 será em Fortaleza, de 16 a 20 de agosto. O objetivo é discutir os efeitos das mudanças climáticas e suas implicações em regiões semiáridas

 

O Governo do Estado e o Ministério do Meio Ambiente estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira, dia 20, em Brasília, para definir estratégias para realização da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – ICID 2010.  Durante a reunião, foram discutidos aspectos gerais do evento e definida agenda paralela com ministros e dirigentes internacionais. O encontro, que envolve mais de 90 países da África, Ásia e América Latina, e cerca de dois mil participantes, acontece em Fortaleza, de 16 a 20 de agosto.

Organizada pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) – em parceria com os ministérios do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, o Governo do Ceará e outras entidades governamentais e de pesquisa nacionais e internacionais -, a ICID 2010 vai gerar, consolidar e sintetizar dados e estudos sobre mudanças climáticas e identificar ações para promoção do desenvolvimento seguro e sustentável nas regiões semiáridas.

A primeira Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Áridas e Semiáridas ocorreu em 1992, também em Fortaleza. Em sua primeira edição, o encontro contou com cerca de 1,2 mil participantes de 45 países. Criada como um evento preparatório para a Rio 92, a ICID forneceu dados e informações científicas sobre as regiões semiáridas no mundo e conseguiu abrir os olhos da inteligência nordestina para os problemas dessas áreas no Brasil.

 

20.07.2010

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará:

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br)