Secretaria da Saúde recebe novas ambulâncias para expansão do Samu

14 de julho de 2010 - 21:32

As ambulâncias fazem parte do projeto de expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e serão levadas para a base do Samu Litoral Leste em Horizonte.

A Secretaria da Saúde do Estado recebeu nesta quarta-feira (14), sete ambulâncias novas que darão início à expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192. As ambulâncias serão levadas para a base do Samu Litoral Leste, em Horizonte. Quatro projetos da Sesa estão no Ministério da Saúde para a universalização do Samu 192 no Ceará. Como Fortaleza tem o Samu próprio, os projetos da Sesa ampliam o serviço para os demais 183 municípios do Estado. Para a universalização do serviço, estão previstas 142 ambulâncias, entre unidades de suporte básico e UTI móveis.

Os projetos de universalização do serviço preveem a expansão da cobertura do Samu Litoral Leste, da rede estadual, de 14 para 41 municípios e a regionalização do Samu de Sobral, com cobertura de 61 municípios. Serão implantados o Samu regional de Canindé, abrangendo 32 municípios, e o Samu regional do Cariri, cobrindo 49 municípios. Após a chegada das sete ambulâncias, a Secretaria da Saúde definirá em que locais as novas unidades serão utilizadas.

Desde 2009, o governo federal distribuiu 1.100 unidades do Samu 192 de um total de 2.312 adquiridas – a maior compra já feita pelo Ministério. Com esta compra, a frota nacional do Samu 192 mais que dobrará, totalizando 3.800 unidades. A previsão é que todos os veículos sejam entregues até o fim do ano. As 1.488 ambulâncias que hoje circulam no país atingem 55,2% da população. O reforço assegurado pelo governo federal permitirá que o serviço alcance 162,7 milhões de brasileiros – mais de 80% da população. O investimento na aquisição das novas ambulâncias foi de R$ 256,4 milhões.

O Samu faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência, quando acionado pelo telefone 192. O atendimento de urgência e emergência é realizado em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais de saúde e veículos de salvamento.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo, de ferimentos por armas brancas, de quedas, de choque elétrico, de afogamento e de intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética.

O Samu também é acionado para a realização de atendimento pré-hospitalar de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico pré-hospitalar de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios.

14.07.2010

Assessoria de Imprensa da Sesa:

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br- 85. 3101.5220)