Quixeramobim ganha novos equipamentos de Saúde

4 de julho de 2010 - 03:00

A população de Quixeramobim, no Sertão Central, ficou conhecendo nesta quinta-feira (01) duas importantes obras que garantirão mais qualidade a saúde da sua população. Foi inaugurado o novo centro cirúrgico do Hospital Polo Dr. Pontes Neto e assinada a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Especialidades Odontológicas Regional de Quixeramobim (CEO).

O Hospital, que atende a população de Quixeramobim e mais dez municípios recebeu investimentos da ordem de R$ 403.146,53, oriundos do Tesouro do Estado, para as obras de reforma do seu centro cirúrgico. Também foram investidos R$ 344.807,28, com recursos do Ministério da Saúde e do Tesouro do Estado, na aquisição de equipamentos. Com a obra, centro cirúrgico conta agora com recepção, central de esterilização, sala de observação com leitos e sala de cirurgia. Ele também está equipado com aparelho de ultrasson, carro de emergência com aspirador cirúrgico, aparelho de anestesia, raio X móvel com processador, monitores cardioscópios, bisturi elétrico, foco cirúrgico portátil, camas de recuperação e oxímetros de pulso.

O Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO), que será entregue em 150 dias, será outro equipamento construído pelo Governo Estadual que irá reforçar a atenção secundária no Estado. Para a construção do CEO, o Governo está investindo mais de R$ 1 milhão, com recursos oriundos do Tesouro do Estado e de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Sua construção beneficiará a população não só de Quixeramobim, mas também vai oferecer serviços especializados em saúde bucal para a população de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu e Solonópoles.

A unidade contará 11 consultórios onde serão realizado serviços de endodontia, ortodontia, periodontia, cirurgia buço-maxilo-facial e prótese, além de exames específicos na área de saúde bucal, como radiologia e laboratório de prótese. Ao todo serão realizados mensalmente mais de 700 procedimentos.

Assim como em Quixeramobim, o Governo do Estado entregará até o final do ano mais 15 unidades, beneficiando todas as regiões do Estado, como parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada. Dos 16 CEOS, cinco já foram entregues – Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Russas e Ubajara. Nos municípios de Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Icó, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maracanaú e agora Quixeramobim estão em construção.

Ronda do Quarteirão

Durante a solenidade, foi anunciado também o reforço na segurança pública que o município irá receber com a instalação do Programa Ronda do Quarteirão. A previsão é que em julho o programa chegará a Quixeramobim garantindo a sua população a vigilância diária nas ruas do município.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)