Hospital Infantil Albert Sabin realiza mutirão de cirurgias de lábio leporino

24 de junho de 2010 - 16:24

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), promove a partir desta sexta-feira (25), um mutirão para correção de lábio leporino. Em parceria com a ONG Operação Sorriso do Brasil, a ação tem início às 7 horas e segue até o domingo (27), na sede do Hias (Rua Tertuliano Sales, 544 – Vila União).

 

Com o mutirão, serão beneficiadas 22 crianças, que já foram operadas nas ações passadas e que precisam passar por novos procedimentos cirúrgicos. “Dependendo do caso, algumas crianças precisam de mais de duas cirurgias para a reconstrução do palato e céu da boca”, explica Evelin Gondim, chefe do ambulatório do Hias e coordenadora estadual da ação. A operação é relativamente rápida. Em média uma cirurgia no lábio demora em torno de 45 minutos e na manhã após a cirurgia o paciente está liberado para retornar para casa.

 

Operação Sorriso

 

A Operação Sorriso 2010 também já tem data para acontecer. Será realizada de 30 de agosto a 7 de setembro no Hospital Infantil Albert Sabin. No ano passado a ação aconteceu de 1 a 8 de setembro e superou a edição de 2008 em termos de crianças operadas. Foram 110 procedimentos, 14 a mais do que em 2008. 174 crianças foram triadas. Desde o início do mutirão, em 1997, já foram realizadas mais de 3 mi cirurgias em diversos estados brasileiros, 1.300 somente no Ceará.

 

Atualmente a Organização Mundial da Saúde aponta 300 mil casos de brasileiros portadores de fissuras labiopalatinas no território nacional (uma a cada 650 crianças nascidas no Brasil). O lábio fissurado e/ou a fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um defeito congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

 

As consequências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança vão além da estética, podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.  

24.06.2010

Assessoria de Imprensa do HIAS

Helaine Oliveira (imprensa@hias.ce.gov.br / 85 8603.1819 – 3101.4195)