Governo apresenta plano de ações para o CIPP

10 de junho de 2010 - 21:03

Nesta sexta-feira, dia 11, o Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, apresenta o Plano Básico de Ações (PBA) para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável desse território, através da integração de diversas ações. O evento ocorrerá a partir das 9 horas, na CE 085, km 33, no Pecém, e contará com a participação da comunidade local.

O PBA será executado em quatro eixos: Gestão Integrada e Participativa; Meio Ambiente; Educação e Qualificação; e Inserção Regional Responsável. “São programas e projetos sociais para a população diretamente afetada pelo CIPP. Queremos incluir e melhorar a qualidade de vida dessa população com a implantação do complexo industrial”, afirma Lúcia Teixeira, Subcoordenadora do Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS) do CIPP.

Um dos destaques é a criação do Centro de Informação e Convivência do CIPP, um polo de manifestação da cultura local. O espaço contará com salas multimídia e de leitura, biblioteca, anfiteatro, área para exposição e eventos culturais, além auditório para cursos, palestras e reuniões.

Gestão Integrada e Participativa

O Governo do Estado fortalecerá o diálogo com as comunidades locais através do Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS), que estará permanentemente na região para atender os moradores. Também serão formados Comitês Territoriais Participativos, espaços de organização da própria população.

Meio Ambiente

No entorno do CIPP, será criado o Mosaico de Unidades de Conservação, um cinturão verde para preservar o meio ambiente na região direta e indiretamente afetada pelo complexo industrial. O projeto integrará seis áreas protegidas e prevê a criação de uma Área de Proteção Ambiental (APA) na Lagoa do Gereraú, em São Gonçalo do Amarante. Além disso, será realizado um Programa de Educação Ambiental para capacitar a população local na utilização dos recursos naturais de forma sustentável.

Educação e qualificação

O Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC) qualificará a mão-de-obra da região para atender as demandas das empresas instaladas no CIPP. Entrará em funcionamento no final de 2010 e promoverá a formação inicial e continuada de 12.000 alunos/ano em cursos técnicos.

Inserção regional responsável

Com a criação do Centro de Informação e Convivência, haverá um local de encontro que estimulará a articulação e a boa convivência entre os diversos agentes públicos e privados. Dará transparência às ações de implantação e funcionamento do complexo, com a disponibilização das principais informações sobre o que está acontecendo na região.

Serviço:

Apresentação do Plano Básico de Ações para o CIPP

Dia 11, a partir da 9h.

Na CE 085, km 33, Pecém.

10.06.2010

Grupo de Monitoramento de Ações Interinstitucionais e Setoriais (GMAIS)

Manuella Nobre – 85 8852.6653 / 99210370 / 3101.5554 manuellanobre@semace.ce.gov.br