2.063 jovens são capacitados para trabalhar no Pecém

10 de junho de 2010 - 17:50

Diante do grande volume de obras e empreendimentos em andamento no Estado do Ceará, nos últimos três anos, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) vem buscando dinamizar a capacitação de jovens e adultos no Estado, como forma de contribuir com a formação de mão de obra qualificada para os diversos setores da economia, notadamente dos segmentos industriais, da construção civil, comércio, serviços e turismo. Nesse sentido, uma série de ações vem sendo desenvolvidas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e no entorno dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, áreas de grande atratividade de empresas, sabidamente a refinaria de petróleo Premium II, da Petrobras, a Siderúrgica de Pecém, três termelétricas, usinas eólicas, dentre outras indústrias.

Para atender a essa demanda de mão de obra das empresas, e garantir a oportunidade de trabalho à juventude cearense, a STDS está capacitando 2.063 jovens e já articula a instalação de uma unidade da Central Fácil, como forma de facilitar o registro, abertura e legalização de novas empresas e a qualificação profissional de mais 135 jovens neste semestre. Os jovens vêm sendo treinados a partir dos Programas Primeiro Passo, Projovem Trabalhador Juventude Cidadã, Criando Oportunidades e Juventude Empreendedora, PlanSeQ e PlanTeQ.

Os números e ações desenvolvidas pela STDS na área do trabalho e geração de emprego e renda serão anunciados na manhã desta sexta-feira (11), pela secretária Fátima Catunda, em solenidade a ser realizada pela Casa Civil e contará com a presença do governador Cid Ferreira Gomes, em área próxima ao CIPP. Além desses jovens que estão sendo qualificados para trabalharem diretamente no CIPP, nos últimos três anos, a STDS já qualificou outras 43.444 pessoas, homens e mulheres, que já conta com nova perspectivas de vida e de uma profissão dignas. Desse total, 16.620 jovens já se encontram formalmente inseridos no mercado de trabalho, com emprego e renda garantidos.

Central Fácil no Pecém

Em elaboração pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), projeto para instalação de uma unidade da Central Fácil, no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Com a iniciativa, de autoria da secretaria Fátima Catunda, o governo do Estado pretende reunir em um só local todas as instituições necessárias à abertura, registro e legalização rápida dos novos empreendimentos e empresas que estão aportando no Pecém. Com a parceria da Junta Comercial/Sebrae-CE, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE), SESCAP/CE, SINE/CE, Sefaz, Prefeitura Municipal de São Gonçalo e Bradesco,a STDS pretende otimizar e facilitar a vida das empresas, registrando-as legalmente em um prazo máximo de seis dias, em um 1/10 do tempo levava até um ano atrás. Este ano, a unidade da Central Fácil de Fortaleza registrou 2.170 novas empresas e realizou 56.921 atendimentos.

Data: 11.06.2010 (sexta-feira)

Hora: 9 horas

Local: CE – 085, Km 33, próximo ao Depósito Linhares

10.06.2010