Cearenses participam de Conferência Internacional

2 de junho de 2010 - 14:04

Dois estudantes da rede pública cearense farão parte da Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta (CONFINT), no período de 5 a 10 de junho, em Brasília. Da rede estadual, irá Anannandy Cunha, do Liceu Deputado Murilo Aguiar, em Camocim, e da municipal de Horizonte, Nadson Weyne, da Escola Professora Raimunda Duarte Teixeira. Ambos vão representar a região Nordeste, no evento que reunirá jovens de 60 países.

Os alunos cearenses participaram, por um período de três meses, do Circuito de Aprendizagem Virtual, uma comunidade na internet que contou com várias etapas educativas. O Circuito reuniu jovens de todo o País, que discutiram ideias e projetos, e na sequência passaram por uma avaliação. Foram 74 trabalhos idealizados e 71 realizados. Aqueles que obtiveram as pontuações mais altas em cada grupo, dividido por regiões brasileiras, foram credenciados como candidatos e receberam votos dos demais participantes.

De acordo com Anannandy Cunha, participar da Conferência será muito importante, porque ela irá representar o Nordeste fazendo valer o trabalho árduo realizado durante o processo de implantação de seu projeto. O projeto de Anannandy teve como foco a arborização. A estudante ministrou palestras em duas escolas da região e fez um momento de plantio de mudas em uma praça da cidade. Ela recebeu o apoio dos alunos da Escola de Educação Profissional Monsenhor José Augusto da Silva.

Já o estudante Nadson Weyne, desenvolveu o projeto Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente Olho D’Água (CJ Olho D’água). O objetivo é conscientizar jovens de 15 a 29 anos para a preservação do meio ambiente, dando formações nas escolas, palestras e distribuição de mudas. Durante a implantação do projeto, Nadson distribuiu 300 mudas para a comunidade. Para ele, participar da CONFINT será o momento de trocar experiências com os outros jovens.

Ao todo, 600 jovens de 60 países participarão do evento. Do Brasil, serão 12 jovens das categorias feminina e masculina. Os participantes irão realizar atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais para elaboração conjunta do documento final da conferência – a Carta das Responsabilidades: Vamos cuidar do Planeta. Na ocasião, serão assumidas responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente.

A iniciativa é do governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação. A Conferência tem o objetivo de possibilitar que crianças e adolescentes do mundo todo se apropriem de compromissos globais, cada um em sua região, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, e promover uma rede de cuidados com o planeta.

02.06.2010
Assessoria de Imprensa da Seduc

Jaqueline Cavalcante (jacquelinec@seduc.ce.gov.br/ 3101.3972)

Dois estudantes da rede pública cearense farão parte da Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta (CONFINT), no período de 5 a 10 de junho, em Brasília. Da rede estadual, irá Anannandy Cunha, do Liceu Deputado Murilo Aguiar, em Camocim, e da municipal de Horizonte, Nadson Weyne, da Escola Professora Raimunda Duarte Teixeira. Ambos vão representar a região Nordeste, no evento que reunirá jovens de 60 países.  Os alunos cearenses participaram, por um período de três meses, do Circuito de Aprendizagem Virtual, uma comunidade na internet que contou com várias etapas educativas. O Circuito reuniu jovens de todo o País, que discutiram ideias e projetos, e na sequência passaram por uma avaliação. Foram 74 trabalhos idealizados e 71 realizados. Aqueles que obtiveram as pontuações mais altas em cada grupo, dividido por regiões brasileiras, foram credenciados como candidatos e receberam votos dos demais participantes.  De acordo com Anannandy Cunha, participar da Conferência será muito importante, porque ela irá representar o Nordeste fazendo valer o trabalho árduo realizado durante o processo de implantação de seu projeto. O projeto de Anannandy teve como foco a arborização. A estudante ministrou palestras em duas escolas da região e fez um momento de plantio de mudas em uma praça da cidade. Ela recebeu o apoio dos alunos da Escola de Educação Profissional Monsenhor José Augusto da Silva.  Já o estudante Nadson Weyne, desenvolveu o projeto Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente Olho D'Água (CJ Olho D'água). O objetivo é conscientizar jovens de 15 a 29 anos para a preservação do meio ambiente, dando formações nas escolas, palestras e distribuição de mudas. Durante a implantação do projeto, Nadson distribuiu 300 mudas para a comunidade. Para ele, participar da CONFINT será o momento de trocar experiências com os outros jovens.  Ao todo, 600 jovens de 60 países participarão do evento. Do Brasil, serão 12 jovens das categorias feminina e masculina. Os participantes irão realizar atividades lúdicas, oficinas práticas, diálogos interculturais e intergeracionais para elaboração conjunta do documento final da conferência – a Carta das Responsabilidades: Vamos cuidar do Planeta. Na ocasião, serão assumidas responsabilidades coletivas e ações que devem ser implementadas local e globalmente.  A iniciativa é do governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação. A Conferência tem o objetivo de possibilitar que crianças e adolescentes do mundo todo se apropriem de compromissos globais, cada um em sua região, assumindo responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis, e promover uma rede de cuidados com o planeta.  Mais Informações: Assessoria de Imprensa: 3101.3972 Jacqueline Cavalcante – <mailto:jacquelinec@seduc.ce.gov.br>  <mailto:jacquelinec@seduc.ce.gov.br>_jacquelinec@seduc.ce.gov.br  <mailto:jacquelinec@seduc.ce.gov.br>_