Prolongamento do quebra-mar do TMUT está com 670 metros concluídos

1 de junho de 2010 - 14:36

O quebra-mar do Terminal Industrial e Portuário do Pecém, que está sendo prolongado em 1.000 metros, já registra 670 metros concluídos. O  equipamento deverá ficar com 2.700 metros e visa deixar os navios mais abrigados das ondas do mar. A obra integra a ampliação do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) que deverá ficar pronto neste ano. As obras estão recebendo um investimento de R$ 372,5 milhões, e mais R$ 36,6 milhões nas camisas metálicas de revestimento dos pilares das pontes, também em execução.

De acordo com o Diretor de Implantação e Expansão da Cearaportos, Luiz  
Hernani de Carvalho Junior, o cronograma de execução das obras está sendo seguido rigorosamente, o que permite confirmar que o TMUT entrará em funcionamento dentro do prazo. O cais acostável e seus dois berços de atracação contínuos, com extensão total de 700 metros de comprimento, já iniciados, poderão acomodar navios contêineres de última geração.

O TMUT terá ainda uma linha de guindastes para descarregamento e  carregamento de contêineres e uma retroárea para pátio de estocagem com cerca de 87.400 metros quadrados. A ponte de acesso até o pátio de cargas está sendo prolongada em 348 metros. Para construir a ponte de acesso estão sendo cravados 996 pilares de concreto revestidos com camisas metálicas.

01.06.2010

Assessoria de Comunicação Social da Seinfra

José Milton/Luiz Guedes (josemilton.rocha@seinfra.ce.gov.br / 3101.3763)