Pagamento do Garantia Safra pode ser antecipado

24 de maio de 2010 - 14:47

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, se reuniu na última sexta-feira (21), com ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Na pauta do encontro a situação que o Ceará está enfrentando por conta da estiagem. De acordo com Amorim, na ocasião ficou acordado que, se até o próximo dia 15 de junho, todos os 177 municípios inscritos no Garantia Safra estiverem adimplentes com as suas contrapartidas no seguro o início do pagamento das parcelas será antecipado para o próximo mês de agosto.

 

 

A falta de chuvas durante o inverno deste ano provocou uma perda média de 57% das culturas cultivadas pelos agricultores cearenses. A estimativa de safra traçada pela SDA, no início de 2010, que era de 1,4 milhão de toneladas, mas até agora a produção só chegou a 602 mil toneladas. Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece) e da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) também participaram do encontro.

 

O Garantia Safra é a segurança que o produtor tem na hora de plantar. O Programa assegura uma renda extra de R$ 600 pago em quatro parcelas para os agricultores que registram perdas acima de 50% das safras.

 

24.05.2010

 

Assessoria de Comunicação da SDA

Jully Gomes (jullyjornal@gmail / 3101.7631)