Governador destaca crescimento do PIB do Ceará durante 40° ALIDE

13 de maio de 2010 - 17:25

O governador Cid Gomes participou nesta quinta-feira (13), da abertura da 40º Reunião Ordinária da Assembleia da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), no auditório do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Durante discurso, o Governador explanou sobre a situação financeira do Estado, onde destacou o crescimento do PIB estadual em 2009, que foi de 3,1% enquanto que o PIB nacional, caiu 0,2%. Outro número destacado por Cid Gomes foi o crescimento na elevação nominal da receita do ICMS, que chegou a 20% em 2009. Para o Governador, essa arrecadação deverá aumentar em 30% neste ano. “O Governo tem procurado reduzir as alíquotas em muitos setores em consequência irá conseguir elevar a receita do ICMS. Essas estratégias vão se traduzir em crescimento econômico e benefícios a população”, destacou.

Além do Governador, discursaram o presidente do Banco do Nordeste e da Alide, Roberto Smith, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. Durante a palestra, o presidente do BNDES, elencou algumas condições do Brasil para superação dos desafios. Ele também anunciou investimentos para o Ceará que devem chegar a R$ 3 bilhões no ano de 2010. Segundo o Governador, esses investimentos contemplarão tanto a iniciativa pública como privada. No âmbito da administração Estadual, esses recursos oriundos do Banco deverão financiar obras para a Copa 2014, como adequação do Castelão e mobilidade em torno do Estádio para o Evento. “A administração pública, incluindo Prefeituras que já adotam linhas de crédito diretamente com o Banco, devem se beneficiar com um terço desses investimentos”, avaliou Cid Gomes. Equipamentos como o Centro de Eventos do Ceará (CEC) e a aquisição de equipamentos para o Porto do Pecém contam atualmente com financiamento do BNDES.

40º Reunião da ALIDE

A Reunião da Alide acontece nesta quinta (13) e sexta-feira (14), no BNB. Durante os dois dias serão discutidas a participação da América Latina e do Caribe no processo de recuperação econômica mundial após. O evento tem como tema principal “O Financiamento do desenvolvimento latino-americano além da crise: áreas novas de atuação do banco de desenvolvimento”. Questões relacionada ao tema serão discutidas por pessoas ligadas a comunidade financeira internacional, latino-americanas e do Caribe, que também estiveram presente na solenidade de abertura.

13.05.10

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)