Pneumologistas realizam mutirão da Asma na Praça do Ferreira neste sábado (08)

7 de maio de 2010 - 13:48

Médicos penumologistas do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes e da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia do Ceará realizam, neste sábado, dia 8 de maio, a partir das 8h30min, mutirão de atendimento para asmáticos na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.  Até o meio dia, os profissionais vão oferecer consultas gratuitas, teste do sopro que avalia o nível de controle da doença e fornecer esclarecimentos sobre tratamento e medicação.

 

“Em Fortaleza, onde a Asma afeta 200 mil pessoas, estima-se que menos de 1% desta população tenha acesso à assistência adequada e ao controle das crises. Embora o Governo Federal já garanta medicação e meios apropriados ao controle total da doença”, revela a coordenadora da campanha, Márcia Alcântara.

 

Considerada a terceira causa de internação do País, a doença atinge 10% da população brasileira. No mundo, 300 milhões de pessoas sofrem com a Asma, que gera um custo elevado para o Sistema Público de Saúde. Segundo dados do Ministério da Saúde, são R$ 310 milhões por ano no Brasil.

 

07.05.2010

Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana

Stella Magalhães (stella@hm.ce.gov.br / 85 3101.4092)