Semace adquire equipamento de ponta para análise da emissão de gases

5 de maio de 2010 - 13:07

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente recebeu dois analisadores de gases atmosféricos para melhorar o controle da qualidade do ar. O equipamento foi adquirido por compensação ambiental (mecanismo jurídico pelo qual uma empresa poluidora custeia materiais para instituições públicas de proteção ao meio ambiente), no valor de R$ 111.833,56. A Semace é a única entidade ambiental pública no Nordeste que possui esse tipo de analisador, o qual tem a tecnologia mais avançada da categoria.

Os novos analisadores verificam, diretamente na chaminé, a presença e a concentração de gases poluidores nas emissões para a atmosfera, com resultado instantâneo. A gerente do Núcleo de Controle Ambiental (Nucam), Glória Gomes, explica que isso vai dar mais embasamento à fiscalização, já que antes não era possível medir as emissões com esse nível de precisão e rapidez. “Vai dar suporte principalmente ao licenciamento e na verificação de denúncias. Vamos saber na hora se a empresa está com a emissão de gases regular”, esclarece.

Segundo a gerente, a aquisição por compensação ambiental foi baseada na resolução no. 237 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que dispõe sobre licenciamento. O equipamento, de fabricação alemã, chegou à Semace na última sexta-feira (30 de abril) e entrará em operação assim que a equipe receber as instruções para utilizá-lo. O treinamento será ministrado por técnicos vindos de São Paulo e começará no dia 17 deste mês.

05.05.2010

Assessoria de Imprensa da Semace

Luanna Patrícia (luanna.patricia@semace.ce.gov.br / 85 3101.5554)