Operação Silêncio completa um ano

27 de abril de 2010 - 15:32

A Operação Silêncio completa nessa quarta-feira, 28 de abril, 365 dias de atividades. No balanço feito pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já foram realizadas mais de 230 operações, com 216 procedimentos instaurados só relacionados com a Lei do Silêncio, além de outras infrações e tipificações penais.

Diante dessas conquistas a SSPDS, por meio da sua Coordenadoria de Integração e Planejamento Operacional, promove nessa quarta-feira (28), às 9h30min, no auditório da Coordenadoria de Desenvolvimento, Capacitação e Gestão de Pessoas (Codecap), situado na Avenida Bezerra de Menezes 581, São Gerardo, um congraçamento entre os órgãos envolvidos, pelo primeiro ano de atividades da Operação Silencio.

Durante o encontro, será feita também uma avaliação dos resultados desse enfrentamento em Fortaleza e nas cidades de Maracanaú, Caucaia, Eusébio e Aquiraz. Na ocasião, os secretários responsáveis pelos órgãos de meio ambiente desses municípios divulgarão seus resultados e, ao final, serão agraciados com um certificado, como forma de reconhecimento pela contribuição dada às ações da Operação Silencio.

Ainda no evento será lançado um novo cartaz da campanha de combate à poluição sonora, cujo objetivo principal é chamar a sociedade cearense a participar desse processo de construção de um ambiente de paz voltado para o bem estar comum.

Atualmente as ações são realizadas em 15 municípios, sendo cinco da região metropolitana de Fortaleza, atuando nas cidades de Maracanaú, Aquiraz, Eusébio e Caucaia, além da Capital; e outros dez municípios do Interior, como Crato, Juazeiro do Norte, Paracuru, Beberibe, Nova Russas, Independência, Senador Pompeu, Milhã, Ibicuitinga e Milagres.

Alicerçada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a Operação Silencio tem suas ações desenvolvidas prioritariamente nos finais de semana, contando com as participações de policiais civis e militares, bombeiros militares, servidores do Detran, da Semace, do Juizado da Infância e da Juventude e órgãos de defesa do meio ambiente dos municípios contemplados. O Ministério Público Estadual tem acompanhado de perto e dado apoio total às ações desenvolvidas durante este primeiro ano de atividades da Operação Silêncio.

Além da preservação do sossego alheio, a operação tem contribuído de forma significativa para a regularização de estabelecimentos comerciais que lidam com entretenimento, como bares, restaurantes, casas de show e similares, tendo em vista que os responsáveis por estes locais tem buscado se adequar à Lei. Em Maracanaú, por exemplo, foi registrado um aumento percentual de 65% na procura por alvarás de funcionamento e autorizações. Já em Fortaleza a demanda cresceu em 60%. Em Caucaia a procura aumentou 35% e, em Aquiraz, 20%. As ações da operação também fiscalizam os veículos, como os que possuem os ?paredões de som?.

Saiba mais
A iniciativa foi lançada preliminarmente em Maracanaú. Diante da boa aceitação teve seu raio de ação ampliado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Serviço:
A solenidade de um ano da Operação Silêncio acontece no dia 28, às 9h30min, no auditório da Copol, no prédio da SSPDS que fica na avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo.

27.04.10

Assessoria de Imprensa da SSPDS

Marcos Cavalcante e Nogde Nogueira (ascom@sspds.ce.gov.br / 3101.6517)

24.04.2010