Hospitais do Estado ajudam IJF a manter serviços

12 de abril de 2010 - 18:37

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, acertou nesta segunda-feira, 12, com o secretário da Saúde de Fortaleza, Alex Mont’Alverne, e com diretores de hospitais da rede estadual um plano emergencial de apoio aos serviços do Instituto Dr. José Frota. Depois de um curto circuito na terça-feira passada, com danos em dois capacitores, IJF está com a capacidade comprometida. A pane no sistema elétrico do IJF paralisou os serviços do centro de imagens e de esterilização do hospital. No final da manhã desta segunda-feira (12) a energia do centro de imagens foi restabelecida, mas o setor ainda não pode ser sobrecarregado.

Desde que ocorreu a pane, o Hospital Geral de Fortaleza faz a esterilização de instrumentos do IJF e realiza tomografia computadorizada de pacientes do hospital municipal. Depois da reunião realizada na Secretaria da Saúde do Estado, ficou acertado que o Hospital de Messejana e o Hospital César Cals também passarão a realizar tomografia em turnos de 24 horas para atender as necessidades do IJF e Frotinhas. O Hospital Waldemar de Alcântara poderá receber internações de pacientes do IJF.

Quando houve o curto-circuito no sistema elétrico do IJF, a Secretaria da Saúde do Estado mobilizou as unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Litoral Leste) para realizar remanejamento de pacientes do IJF. Uma UTI móvel e uma unidade básica permanecem no hospital para realizar esse serviço. O secretário Alex Mont’Alverne acredita que somente em 60 dias a situação do Frotão estará totalmente normalizada e, durante a reunião, agradeceu o apoio da Secretaria da Saúde do Estado, que vai ajudar a minimizar as conseqüências dos problemas enfrentados pelo IJF, mantendo a assistência à população.

Pouco depois do restabelecimento da situação normal do IJF, em 60 dias, já deverão estar concluídas as obras do Hospital Regional do Cariri, o que é previsto para o final de junho, segundo o secretário Arruda Bastos. O início do funcionamento do HRC e, depois, do Hospital Regional da Zona Norte, em Sobral, vai aliviar a pressão sobre o IJF, que recebe pacientes de todo o Estado. Um novo hospital de emergência também será construído pelo Governo do Estado em Fortaleza para receber pacientes da Região Metropolitana e para atender as necessidades durante os jogos da Copa do Mundo de futebol que serão realizados na cidade em 2014.

Assessoria de Imprensa da Sesa

Selma Oliveira (soliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.4220)