Detran valida CNH popular em mais seis bairros

9 de abril de 2010 - 19:32

Os moradores dos bairros Canindezinho, Siqueira, Conjunto Esperança,  Parque Santa Rosa, Presidente Vargas e Vila Manuel Sátiro poderão validar sua inscrição para o Programa Carteira de Motorista Popular nos dias 13, 14 e 15 próximos (terça-feira a quinta-feira). A unidade móvel do Detran estará estacionada na Praça da Igreja São Francisco de Assis, na Avenida Osório de Paiva, 5715, em Canindezinho. O atendimento será das 8 horas às 20 horas.

Será a quarta semana consecutiva que o Detran realiza o processo de validação das inscrições no programa Carteira de Motorista Popular dos moradores dos bairros de abrangência da Secretaria Executiva Regional V. Nas três primeiras semanas foram atendidos os moradores do Bom Jardim e Granja Lisboa (dias 23 e 24 de março), Conjunto Ceará e  Genibaú (dias 30 e 31 de março) e Granja Portugal e Parque São José. Posteriormente, será a vez dos moradores dos bairros das outras Secretarias Executivas Regionais, que podem continuar se inscrevendo  somente pela Internet.

Neste ano, o programa vai emitir, de graça, 42 mil unidades da  Carteira Nacional de Habilitação (somente para categoria A, condutores  de motocicleta). As inscrições são feitas apenas pela Internet  (www.detran.ce.gov.br). Em Fortaleza, mais de 30 mil pessoas já se
inscreveram.

Após a análise dos dados, o órgão divulgará na sua página na Internet  a relação dos selecionados, para que possam receber o certificado de gratuidade, para a matrícula no Centro de Formação de Condutores (CFC), nome atual das antigas auto escolas, onde frequentarão as aulas teóricas e práticas. E depois se submeterão aos exames no Detran.

O programa Carteira de Motorista Popular foi iniciado ano passado, quando foram beneficiadas 25 mil pessoas de 70 municípios selecionados. Neste ano, já são mais de 50 mil candidatos inscritos no programa, dos quais 31 mil somente em Fortaleza. Todos também passarão pelo processo de seleção.

Os documentos básicos (original e cópias) são os seguintes: comprovante de residência, CPF, Carteira de Identidade. Além disso, tem de apresentar declaração de uma das quatro categorias em que o candidato se enquadra:ou é participante do programa Bolsa Família; ou
estuda há 6 meses ou estudou há 12 meses em escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante); ou é egresso do sistema penitenciário; ou é portador de necessidade especial (declaração médica com o número de referência da doença – CID).

Quem se inscreveu em 2009 terá a chance de participar da seleção neste ano, desde que o seu município ainda não tenha sido beneficiado. Os inscritos dos municípios já selecionados terão nova chance em 2011.

Assessoria de Comunicação do Detran
Paulo Ernesto Serpa – (85) 3101.5813 – pauloernesto@detran.ce.gov.br