Governador entrega novas delegacias em Itarema, Amontada e Trairi

1 de abril de 2010 - 14:44

Mais três municípios cearenses já contam novas delegacias. Itarema, Amontada e Trairi, no Litoral Oeste do Estado, tiveram os novos equipamentos inaugurados nesta quarta-feira (31) pelo governador Cid Gomes. As delegacias fazem parte do projeto do Governo do Estado de interiorizar a segurança pública através de ações como o melhoramento da infraestrutura das delegacias municipais. Além dessas novas unidades, mais oito delegacias já foram entregues e 39 deverão ser inauguradas até o fim do ano, totalizando 50 novas delegacias no Estado.

“O Governo vem procurando corrigir as deficiências dos municípios dando atenção as maiores necessidades, planejando e executando ações de forma regionalizada. Isso também vem acontecendo na área da segurança. A entrega desses equipamentos é um exemplo”, destacou o governador. “Até a gestão passada, o Ceará só contava ao todo com 48 delegacias. Com essas unidades que serão entregues vamos duplicar, em apenas quatro anos, o números desses equipamentos no Estado”, resumiu Cid Gomes.

Nas três delegacias, o Governo do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), investiu mais R$ 2,5 milhões. Cada unidade conta com duas celas, salas de custódia, de audiência, do delegado titular e adjunto, do inspetor chefe, inspetoria, de inteligência e análise e dependências comuns. As três unidades também abrigarão salas para Comando e Apoio da Polícia Militar (PM), com o objetivo unificar no mesmo espaço as duas forçar da segurança pública – Polícia Militar e Civil.

“Com essas duas corporações trabalhando juntas, num espaço adequado para isso, estamos possibilitando mais eficiência no trabalho prestado ao cidadão”, destacou o Governador. A ideia de unificação deverá também garantir “mais serviços sendo prestados a população num mesmo espaço, como a emissão de documentos, já que a informatização dos órgãos funcionarão a partir do Cinturão Digital”, explicou Cid Gomes.

Os três municípios receberam, cada um, dois veículos (tipo Hilux), sendo um para a Polícia Civil e outro para a Polícia Militar. “A polícia judiciária vive hoje um novo momento, onde equipamentos modernos aliados a uma nova postura deverão garantir mais qualidade nos serviços prestados a população”, analisou o secretário adjunto da Segurança Pública e Defesa Social, Nival Freire.

Além das delegacias de Itarema, Amontada e Trairi o Governo do Estado já concluiu as obras das novas delegagacias de Parambu, Viçosa do Ceará, Lavras da Mangabeira, Ipueiras, Mauriti, Tamboril, Guaraciaba do Norte, Massapê, Caririaçu, Santana do Acaraú, Pedra Branca, Missão Velha, Pentecoste e Milagres. Já os municípios de Várzea Alegre, Granja, Jaguaretama, Icapuí, Cedro, Bela Cruz, Pacujá, Jaguaruana, Alto Santo, Paraipaba, Jijoca de Jericoacoara, Varjota, Assaré, Solonópole, Coreaú, Novo Oriente, Aracoiaba, Aurora, Pindoretama, Chorozinho, Orós, Araripe, Independência, Banabuiú, Penaforte, Jardim, Farias Brito, Jucás, Iracema, Saboeiro, Uruoca, Chaval, Ipaumirim estão em fases de licitação ou execução da obra, totalizando as 50 novas delegacias que serão entregues até o fim deste ano.

01.04.10

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)