Mais de 13 mil famílias beneficiadas com o São José, no Sertão Central

19 de março de 2010 - 18:18

O governador Cid Gomes também autorizou o incío da construção da adutora de Quixadá e da Policlínica.

 

O governador Cid Gomes liberou nesta sexta-feira (19), dia de São José, 155 novos sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais do Sertão Central do Estado, durante solenidade realizada no município de Quixadá. Além disso, também foram entregues 80 tratores para fortalecer o trabalho de produtores. Mais ações do projeto São José serão liberadas ainda nesta sexta para o Interior do Estado. “O que estamos fazendo hoje é a maior liberação de projetos da história do São José”, informou o Governador. Em todo o Ceará são mais de 30 mil famílias beneficiadas.

 

“Temos trabalhado intensamente para melhorar a infraestrutura do homem do campo”, afirmou o governador. Cid Gomes avalia ainda que em um horizonte de dois anos é possível que se universalize o abastecimento de água em comunidades rurais do Ceará. “Assinamos com o Ministério de Desenvolvimento Agrário convênio para construírmos aqui no Ceará mais de 45 mil cisternas de placa”, anunciou.  Na ocasião o governador destacou a parceria entre os governos Estadual e Federal que tem garantido melhorias de vida a população mais pobre. “Até o fim do ano, graças ao programa Luz Para Todos, todas as residências desse estado terão energia”, exemplificou Cid.

 

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, já foram liberados, desde 2007, aproximadamente 600 sistemas de abastecimento de água em todo o Interior do Ceará. “Só hoje o que está sendo liberado não só aqui no Sertão Central, mas no Cariri e na Região Norte, vai beneficiar mais de 32 mil famílias”, esclarece Santana.

 

O secretário destaca que para o bom desempenho do projeto, é necessário a organização das comunidades, para que o abastecimento de água se processe em todas as residências, vindo dos mananciais existentes, com o tratamento devido da água. “O abastecimento se processa através da distribuição canalizada para as residências. No setor produtivo os destaques são para apicultura, piscicultura e agricultura que acontece na região”, afirma.

 

São José

 

O Projeto São José foi criado com o objetivo de melhorar as condições de vida de famílias carentes da zona rural do Estado, elevar a qualidade de vida e aumentar a geração de emprego e renda da população beneficiada. O Projeto São José tem atuação em 177 dos 184 municípios do Ceará . De 2007, quando se iniciou a nova gestão estadual, até os dias de hoje, cerca de 51,8 milhões foram liberados através do Projeto, beneficiando aproximadamente 42 mil famílias do Estado. O Projeto tem como público-alvo os grupos mais carentes, organizados por interesses comuns e representados por suas entidades associativas.

 

O São José realiza investimento em infra-estrutura básica, apoiando os pequenos produtores, criando oportunidades de emprego, reduzindo as desigualdades sociais e melhorando os indicadores de saúde e qualidade de vida da população do Ceará. Os principais projetos desenvolvidos através do São José são ações de eletrificação rural; sistemas comunitários de abastecimento de água; mecanização agrícola; habitação rural em áreas de assentamento; e projetos produtivos.

 

Ordens de serviço

 

Também em Quixadá o governador Cid Gomes assinou a ordem de sreviço para a construção da adutora do município onde serão investidos R$ 20 milhões. Com uma capacidade de vazão de 451 metros cúbicos por hora, a adutora irá assegurar o abastecimento do município por 20 anos. “Agora, ficarão permitidas a manutenção e a realização de projetos de desenvolvimento aqui no Interior do Estado” disse o governador Cid Gomes ao se referir a obras de saneamento, entre outras.

 

Atualamente o abastecimento de água no município é feito com a chamada operação manobra, em que a água chega aos bairros e comunidades somente em dias alternados. Com a construção da nova adutora, será possível dispensar a operação manobra e assegurar o abastecimento de toda a cidade por um período de 20 a 30 anos.

 

Na área da saúde, foi autorizado o início das obras da Policlínica de Quixadá que atenderá tanto o município como os demais municípios que compõem aquela regional de saúde. Serão disponibilizadas à população 13 especialidades médicas. “A população terá referência no que se chama atenção secundária de saúde”, assegurou Cid Gomes ao afirmar que a unidade de Quixadá é a primeira, das nove que terão o mesmo padrão, a entrar em construção. O investimento é de R$ 5,9 milhões.

 

19.03.2010
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)