Inauguração da nova Emcetur impulsionará o turismo no Ceará

17 de março de 2010 - 02:43

Durante a solenidade, Cid Gomes assinou a ordem de serviço para reforma do Teatro Carlos Câmara.

Valorização dos lojistas e do artesanato cearense, resgate histórico dos monumentos cearenses e incentivo ao turismo. Foi com essas finalidades que o governador Cid Gomes inaugurou as obras de reforma da Emcetur nesta terça-feira (16) e assinou a ordem de serviço, no valor de R$ 3,2 milhões, para a restauração do Teatro Carlos Câmara. “Esse é uma contribuição para resgatar  o Centro de Fortaleza, com ênfase na parte histórica, revitalizando nosso patrimônio”, destacou Cid Gomes.

Para a reforma da Emcetur, a primeira desde a sua criação em 1973, foram investidos R$ 1,9 milhão em recursos oriundos do Tesouro do Estado e do Ministério do Turismo. A reforma incluiu obras elétricas, hidráulicas, de refrigeração, banheiros, restaurante, lanchonete e quiosque. Também foi instalado um elevador panorâmico e trocadas a pintura e o piso, que agora é de pedra colonial.  Ao todo são 104 lojas à disposição dos visitantes.

Durante a inauguração, o governador destacou algumas ações por parte do Estado que buscam o resgate do patrimônio histórico local como as obras de restauração do Seminário Prainha, que já estão em fase de conclusão e onde os investimentos superam R$ 800 mil.  Cid ressaltou ainda que outras intervenções estão sendo elaboradas como é o caso da aquisição do prédio Panorama, onde será instalada através de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza uma Escola de Turismo do Ceará, a aquisição por parte do Estado, do Teatro São José, além de parceria com a Santa Casa de Misericórdia para restauração da fachada. “O talento e o valor da gente cearense é o nosso bem mais precioso”, definiu Cid Gomes.

Na ocasião, o secretário Bismarck Maia anunciou que a Emcetur será mais um instrumento na promoção do turismo no Ceará e informou que há duas semanas foi lançado o Programa de Capacitação Profissional e Empresarial para o Turismo, que receberá investimentos de R$ 9,4 milhões. Além disso, o secretário destacou ainda os investimentos em infraestrutura, como a estrada Granja – Viçosa que ligará a serra e litoral e que será inaugurada no próximo sábado, dia 20. “A estrada Granja-Viçosa e a duplicação de vias de acesso ao litoral são exemplos dos avanços”, sintetizou.

Já a presidente a Associação dos Lojistas da Emcetur, Márcia Gadelha, definiu como “começo de uma nova página na vida dos lojistas”, as obras de reestruturação do Centro de Turismo e agradeceu o empenho da mãe do governador, Maria José, que estava presente à inauguração, para que a obra se concretizasse. “Acordamos a concretização desse momento com o próprio governador e hoje podemos desfrutar dessa realização”, disse a representante dos lojistas.

A inauguração das obras foi conferida ainda pelos secretários da Infraestrutura, Adail Fontenele; da Cultura, Auto Filho; do secretário-adjunto do Planejamento e Gestão, Reno Ximemes; e do presidente do DER, Quintino Vieira.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)