Governo do Ceará investe em sistemas de abastecimento d’água em Itapipoca

7 de dezembro de 2017 - 10:53 # # #

Marina Filgueiras - Repórter
André Gurjão - Fotógrafo

No total, 651 famílias das comunidades de Lagoinha I, Araponga, Salgado do Pires, São Tomé e Arapari passarão a ter água nas torneiras

Nesta quinta-feira (7), o secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins representou o governador Camilo Santana, na solenidade de inauguração de dois grandes sistemas de abastecimento d’água, no município de Itapipoca, na região cearense do Litoral Oeste/Vale do Curu. Os sistemas estão contemplados no Projeto São José III.

As obras do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), representam o investimento de R$ 4.494.128,10 e beneficiam 651 famílias que passam a desempenhar as atividades de casa com mais desenvoltura e agilidade, sem precisar carregar baldes por longas distâncias ou esperar a chegada de um caminhão da Operação Carros-pipa.

O primeiro sistema de abastecimento d´água entregue, no final da tarde desta quinta-feira (07), ocorreu no Barrento: ação em segurança hídrica promovida com um investimento de R$ 3.855.793,67 que atende 462 famílias das comunidades Lagoinha I, Araponga, Salgado do Pires e São Tomé. Logo em seguida, foi a vez das 189 famílias do distrito de Arapari comemorarem a conquista da segurança hídrica dentro do próprio lar, com o valor investido pelo Governo do Ceará de R$ 638.334,43.

“Nós enviamos também na semana passada para a Assembleia, e os deputados aqui presentes já garantiram que aprovarão, um empréstimo no valor de € 50 milhões para mantermos o nosso Sisar. Então, contando todos esses investimentos, o Governo do Ceará já conta com R$ 700 milhões para abastecimento d´água e para manutenção do nosso Sistema de Saneamento Rural Cearense”, agradeceu o secretário Nelson Martins, sobre o apoio dos deputados estaduais às pautas de interesse do Estado do Ceará.

“(Aqui em Itapipoca) Estamos ainda em execução mais cinco abastecimentos d´água para as comunidades da Salsa I e II, Forquilha, Sangrada e Taboca; temos em licitação o abastecimento d´água para um distrito importante, como é o caso de Assunção, no valor de quase R$ 3 milhões; e, em fase de elaboração, com o apoio dos nossos deputados, queremos entregar para população do distrito do Deserto a água na torneira, contando com um investimento de quase R$ 7 milhões”, enumerou o secretário adjunto da SDA, Felipe Pinheiro.

Também participaram das solenidades o deputado federal José Guimarães, os deputados estaduais Evandro Leitão, Robério Monteiro e Antônio Granja e do vice-prefeito Edísio Pacheco, dentre outras autoridades locais.

Projeto São José III

– O Projeto São José está realizando a implantação de 81 novos sistemas de abastecimento d’água em 38 municípios, com investimento de mais de R$ 48 milhões.