Municípios da RMF, Centro-Sul e Cariri recebem autorização para iniciar Sinalize

5 de julho de 2018 - 10:20 # # # # #

Mais quatro municípios receberam, nesta quarta-feira (4), investimentos do Governo do Ceará para implantar o programa Sinalize. Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Orós e Lavras da Mangabeira receberam a visita das comitivas do Governo do Ceará, sendo que Orós e Lavras da Mangabeira também receberam autorização para a construção de duas Areninhas Tipo II – Campinhos Padrão.

No total, foram autorizados R$ 4,8 milhões em obras, beneficiando mais de 420 mil habitantes. Somente o Sinalize autorizou 130.000 m² de área a ser pavimentada e sinalizada, nos municípios.

Nelson Martins, secretário-chefe da Casa Civil, representou o governador Camilo Santana nos municípios de Caucaia e Lavras da Mangabeira. O secretário adjunto do Esporte, Marcos Lage, representando o secretário Euler Barbosa; o coordenador do Programa Sinalize, Marlon Catunda; o superintendente do Detran CE, Igor Ponte; parlamentares e autoridades dos municípios também participaram dos eventos.

“Hoje, nós demos a ordem de serviço do Sinalize, que é para fazer a melhoria da infraestrutura urbana dos municípios, promovendo a segurança de condutores e pedestres; e autorizamos também as Areninhas, que são campos dotados de uma estrutura completa para a prática do esporte, na busca por promover a segurança e a integração social das comunidades”, comentou Nelson Martins.

Sinalize

É um programa criado com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais nas zonas urbanas do Ceará, num investimento total de mais R$ 100 milhões, nos 184 municípios cearenses.

Além da recuperação e conservação das vias de trânsito e implantação de sinalização vertical e horizontal, o Sinalize promove a segurança de veículos e pedestres.

Igor Ponte atestou o Programa como “uma busca por melhorar e requalificar as cidades, dotando-as de infraestrutura para ordenar a fluidez e segurança do trânsito, mesmo com todo crescimento desordenado do número de veículos que vem acontecendo nos últimos anos”, explicou.

Areninha Tipo II – Campinho Padrão

Os equipamentos são multifuncionais, com dimensões 38m x 26m, formato de campo society, gramado sintético, alambrado, vestiários, iluminação e urbanismo, entre outras melhorias. As obras estão a cargo do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), com gestão da Secretaria do Esporte (Sesporte). Os equipamentos possuem estrutura menor do que as Areninhas Tipo I, que estão nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

“São excelentes alternativas, que usam o esporte para afastar os jovens do mundo das drogas e da violência”, defendeu Marcos Lage.